Festival ‘Grito de Mulher’ reúne arte, poesia, música e dança em VRSA

08/03/2019

O Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, recebe, nos dias 15 e 16 março, o Festival Internacional de Poesia e Arte «Grito de Mulher». A iniciativa pretende propagar a mensagem da não-violência sobre as mulheres, contando com um painel alargado de artistas, músicos e poetas.

O arranque do festival terá lugar no dia 15 março, a partir das 18h00, com um uma sessão de jam poético. O momento irá contar com poetas de Portugal, Espanha, República Dominicana, Vietname e Chile.

Já no sábado, dia 16 março, a jornada inicia-se com a inauguração de uma escultura do artista Carlos de Oliveira Correia.

Pelas 10h30, terá lugar o início da tertúlia, composta por um painel integralmente feminino, que contará com a presença de empresárias, médicas, autarcas e dirigentes e representantes institucionais.

A sessão inclui momentos de poesia, música e dança levados a cabo por um conjunto de artistas ibéricos. As atividades encerram com um passeio/visita guiada ao Centro Histórico de VRSA, a partir das 15h30.

«Grito de Mulher» é um festival poético-artístico, organizado pelo Movimento Mujeres Poetas Internacional (MPI). Nasceu na República Dominicana, pela mão escritora Jael Uribe, e consiste numa cadeia de eventos simultâneos, em vários países, durante o mês de março.

A iniciativa visa sobretudo prestar homenagem à mulher e propagar a mensagem da não-violência sobre as mulheres, contando, para tal, com um leque alargado de colaboradores, amigos e seguidores do movimento.

Esta edição conta igualmente com a organização e apoio da Associação Cultural «Narrativa Secular» e da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

A entrada é livre.

TERTÚLIA COM AS CONVIDADAS:

Adelaide Rosa · Diretora do Agrupamento de Escolas D. José I - VRSA

Adriana Freire Nogueira · Diretora Regional Cultura do Algarve

Alice Setúbal · Gerente da empresa Neogineceu

Carla Corvo · Gerente da empresa Corvo & Corvo

Clemen Esteban · Poetas do Guadiana

Conceição Cabrita · Presidente da Câmara Municipal de VRSA

Gema Martin Flores · Vereadora da Cultura - Ayuntamiento Ayamonte

Isa Frazoa · Médica - ARS Algarve

Maria Sanchez · Embaixadora - Mujeres Poetas Internacional

Marta Pena · Aluna da Escola Secundária de VRSA