Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

25 Milhões de euros para empresas culturais e criativas em Portugal

25 Milhões de euros para empresas culturais e criativas em Portugal

10/04/2019

O FEI - Fundo Europeu de Investimento e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinaram, a 5 de abril de 2019 em Lisboa, um acordo, no âmbito do instrumento de garantia para os Setores Culturais e Criativos (SCC) da Comissão Europeia.

Este instrumento beneficia do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, elemento fulcral do Plano de Investimento para a Europa - o Plano Juncker.

Desta forma, a CGD irá lançar um novo produto - Caixa Invest Cultura Criativa - para financiar pequenas e médias empresas do setor cultural e criativo em Portugal.

Constituído ao abrigo da vertente transetorial do Programa «Europa Criativa», o Mecanismo de Garantia para os setores Culturais e Criativos é o primeiro instrumento de investimento da UE com um âmbito de aplicação tão alargado nos setores culturais e criativos.

O objetivo do programa «Europa Criativa» é promover a diversidade cultural, incentivar a divulgação da cultura e da criatividade europeias e reforçar a competitividade dos setores culturais e criativos.

Este é composto pelo programa MEDIA, que apoia o desenvolvimento e a distribuição de obras audiovisuais europeias, o programa Cultura, que apoia iniciativas do setor da cultura que promovem, por exemplo, a cooperação transfronteiriça e a tradução literária, bem como a vertente intersectorial.

O objetivo da Europa Criativa é promover a diversidade cultural, incentivar a circulação da cultura e criatividade europeias e reforçar a competitividade dos sectores culturais e criativos.

As PME portuguesas destes setores devem contactar as agências da CGD para saber como podem aceder a estes instrumentos financeiros.

Contactos em Portugal da Europa Criativa.