Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Eurocidade do Guadiana integra rede EURES para facilitar emprego transfronteiriço

Eurocidade do Guadiana integra rede EURES para facilitar emprego transfronteiriço

10/04/2019

A Eurocidade do Guadiana participou na primeira reunião do Comité de Acompanhamento, Avaliação e Controlo do EURES Transfronteiriço Algarve - Andaluzia, realizada esta quarta-feira, no Hotel Islantilla Golf Resort.

O EURES é uma iniciativa pioneira, comum a ambas as regiões, e que visa impulsionar o emprego transfronteiriço, eliminando obstáculos relacionados à mobilidade e facilitando a livre circulação de trabalhadores no interior do Espaço Económico Europeu (EEE).

Nesta reunião, foram apresentadas as atividades dos respetivos parceiros do projeto, previstas a e realizar no decorrer do ano de 2019.

«Agora, com personalidade jurídica, a Eurocidade do Guadiana deterá uma estrutura mais organizada, com o seu corpo administrativo próprio, que tornará mais fácil a cooperação transfronteiriça e a participação em projetos como este, dando-lhe, ainda, a possibilidade para se candidatar e gerir programas cofinanciados pela União Europeia», afirmou Luís Romão, diretor da Eurocidade do Guadiana, durante a sessão.

O diretor da Eurocidade enunciou ainda o papel fundamental das Universidades do Algarve e de Huelva, as quais podem ser fortes parceiras nas dinâmicas de cooperação da Eurocidade do Guadiana: «todos os futuros projetos a desenvolver, neste sentido, necessitam de um trabalho prévio de avaliação correta do território, das oportunidades e limitações existentes, de forma a dar corpo a projetos consistentes e decisivos, para um melhor futuro do território».

«Todas as parcerias criadas e por criar, terão de ser muito mais sólidas, profícuas e eficazes naquilo que se refere a todo o trabalho transfronteiriço», rematou Luís Romão.

Neste momento, a Eurocidade do Guadiana aguarda o deferimento de uma candidatura ao POCTEP (Programa de Cooperação Espanha-Portugal), que será decisiva para a edificação e lançamento das bases de uma entidade mais sólida, consistente e capaz de trabalhar no desenvolvimento sustentado do território composto pelos três municípios situado junto da foz do Rio Guadiana: Castro Marim, Ayamonte e Vila Real de Santo António.