XXXV Subida e Descida à Vela do Rio Guadiana

23/08/2019

A XXXV Subida e Descida à Vela do Rio Guadiana está de regresso. No sábado, dia 24, efetua-se a subida do rio e no domingo, dia 25, a sua descida.

A 35ª Regata do Rio Guadiana é uma competição de vela cujo espírito básico é descobrir e aproximar o Rio Guadiana a todos os desportistas, tanto profissionais como amadores.

A prova consiste na subida à vela do rio, desde a sua foz, Vila Real de Santo António, até à localidade portuguesa de Alcoutim. A distância a navegar é de cerca de 18.5 milhas (32 quilómetros).

Esta é uma prova de vela já consolidada onde participam tanto clubes espanhóis, como portugueses, assim como embarcações de Cruzeiro de qualquer nacionalidade que navegam na zona.

A prova é organizada pela Associação Naval do Guadiana e pelo Clube Náutico de Isla Canela, contando com a colaboração da Junta de Andaluzia, Ayuntamiento de Ayamonte e das Câmaras de Vila Real de Santo António e de Alcoutim.

Poderá participar qualquer classe de embarcação internacionalmente reconhecida com handicap igual ou superior ao do Optimist, assim como pranchas classe Open. Os cruzeiros dividir-se-ão em: menos de 8 metros; de 8 a 10 metros; de 10 a 12 metros e mais de 12 metros.

O rio Guadiana foi a fronteira natural entre Espanha e Portugal durante muitos anos, mas, na atualidade, este ato desportivo reivindica a aproximação dos municípios de Vila Real de Santo António, Alcoutim e Ayamonte, favorecendo a união e aproximação entre Portugal e Espanha.

Programa (hora portuguesa)

Dia 24 de agosto de 2019 (Subida do rio)

Confirmação das inscrições até 1 (uma) hora antes da saída no edifício/sede da Associação Naval do Guadiana.

13:00 – Largada no Porto de Recreio de Vila Real de Santo António;

18:30 – Organização da pernoita em Alcoutim;

20:30 – Jantar para velejadores no Castelo de Alcoutim oferecido pela Câmara de Alcoutim;

23:00 – Festa da espuma para velejadores. Entrega de troféus da Subida;

Dia 25 de agosto de 2019 (Descida do rio)

8:00 – Distribuição dos lanches de mar aos velejadores de vela ligeira;

9:00 – Largada;

17:00 – Cerimónia de Fecho e Entrega de troféus na sede da Associação Naval do Guadiana (Bar - 1ºandar);