Eurocidade do Guadiana apresenta projeto EuroGuadiana 2020

31/10/2019

A Eurocidade do Guadiana - constituída pelos municípios de Ayamonte (ES), Castro Marim e Vila Real de Santo António (PT) - apresentou esta quinta-feira, dia 31 de outubro, o projeto EuroGuadiana 2020 – Laboratório Europeu de Governação Transfronteiriça.

Este será o primeiro laboratório permanente de governação transfronteiriça na Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, cujo objetivo é enfrentar novos desafios territoriais, explorar metodologias de trabalho conjunto e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias.

Este programa é fruto de uma candidatura, cofinanciada pela União Europeia, aprovada pela RIET (Assembleia-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), à qual a Eurocidade do Guadiana pertence após ser reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

Na sessão, foi apresentado o plano de trabalhos com base em 4 pilares: Consolidação de Governação e Coordenação, Agenda Urbana do Baixo Guadiana, Mobilidade e Acessibilidade para um território inclusivo e Estratégia de Turismo da Eurocidade.

O projeto irá contar, além da participação das três autarquias, com alguns parceiros como a Universidade do Algarve, Universidade de Huelva e a Federação Ibero-Americana de Entidades Inteligentes e Sustentáveis.

Para Luís Romão, diretor da Eurocidade do Guadiana, «a Eurocidade deve ser inclusiva, acessível e sustentável, sendo uma excelente oportunidade para o desenvolvimento económico, urbano e social da região.»

A sessão decorreu na Casa do Sal, em Castro Marim, contando com a presença da Alcaldesa de Ayamonte e Presidente da Eurocidade do Guadiana (2019-2020) – Natalia Santos Mena, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de VRSA e diretor da Eurocidade do Guadiana, Luís Romão.

Também estiveram presentes representantes das autoridades locais bem como a diretora executiva da Associação Odiana, Silvia Madeira, e o diretor dos Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDR, Aquiles Marreiros.

Sobre a Eurocidade do Guadiana

A Eurocidade do Guadiana é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os municípios de Ayamonte, Castro Marim e VRSA, promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre os territórios.

A estrutura, criada em janeiro de 2013, foi inicialmente constituída pelos municípios de Ayamonte e Vila Real de Santo António. Na sequência das relações de proximidade territorial e cultural existentes, o concelho português de Castro Marim juntou-se à Eurocidade em maio de 2013

A presidência da Eurocidade é atribuída rotativamente a cada um dos municípios por um período de dois anos. Para o biénio 2019-2020 a presidência do organismo é liderada pelo Município de Ayamonte.