Bastonário reconhece boas práticas do município de VRSA na área do apoio psicológico

21/11/2019

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recebeu, esta quinta-feira, a visita do Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, e de alguns membros da delegação regional do sul, que vieram conhecer, in loco, o Núcleo de Estudo e Intervenção Psicológica (NEIP) do município.

Criado a 3 de outubro de 2007, o NEIP é um projeto pioneiro que presta, de forma totalmente gratuita, serviços de psicologia nas três freguesias do concelho de VRSA e integra uma equipa multidisciplinar constituída por Psicólogos e uma Terapeuta da Fala, num total de nove elementos.

Numa filosofia de serviço público, ao longo dos anos o NEIP tem-se fortalecido através do desenvolvimento de parcerias com outras entidades do concelho, nomeadamente escolas, infantários, centros de saúde, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Tribunal.

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a visita do Sr. Bastonário representa o reconhecimento da visão estratégica do município na área da intervenção psicológica e valoriza os contributos que o NEIP tem prestado à população de todo o concelho, com maior incidência na comunidade escolar e população adulta».

De acordo com o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, este «constitui um exemplo das boas práticas da intervenção psicológica atual que deve ser disseminado e replicado noutros municípios», apontando «a importância da administração local na promoção do bem-estar e das necessidades das populações».

A visita ao concelho de VRSA integra-se no âmbito do projeto «Trilhos da Psicologia», em que a Ordem dos Psicólogos Portugueses procura investir numa maior proximidade com os seus membros e com os seus locais de trabalho, desenvolvendo visitas institucionais e encontros com colegas de profissão.

Durante a iniciativa, a ordem reuniu também com vários profissionais que trabalham no concelho de Vila Real de Santo António, permitindo conhecer não só realidade do concelho, mas também partilhar e divulgar boas práticas, experiências e desafios enfrentados pelas equipas nos vários contextos em que atuam.