Alunos de VRSA exploram ‘lendas e encantamentos algarvios

09/01/2020

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em VRSA, recebe, até ao dia 31 de janeiro, uma exposição de trabalhos de alunos do pré-escolar, no âmbito de projeto educativo sobre as lendas no Algarve, promovido pelo Grupo de Educação da Rede de Museus do Algarve.

Nesta mostra, dão-se a conhecer 16 lendas, representadas em trabalhos realizados por crianças dos jardins-de-infância de vários concelhos da região.

Os trabalhos foram realizados no âmbito do projecto «Lendas e Encantamentos Algarvios», promovido pela Rede de Museus do Algarve, que pretendeu valorizar o património oral do Algarve, nomeadamente as lendas algarvias, expressão patrimonial imaterial integrante da identidade regional.

As lendas estão intrinsecamente relacionadas com a História das regiões e a sua identidade cultural, sendo uma manifestação oral transmitida de geração em geração que combina factos reais com factos fantasiosos, mas que se apresenta como sendo verdadeira ou fundada na realidade, estando associada a um lugar e tempo determinados.

O património oral é a expressão cultural de um povo e do seu modus vivendi, dando a conhecer o seu imaginário, cultura e tradições.

No âmbito do projeto de Educação para o Património:  «Lendas e Encantamentos Algarvios», cerca de 800 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos, com o acompanhamento de cerca de 40 educadoras de jardins de infância dos Concelhos de Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António foram desafiadas, depois de um momento de narração das lendas (na maior parte dos casos), a realizar um trabalho artístico sobre as mesmas, tendo uma caixa como ponto de partida.

Durante o mês de janeiro, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, acolhe esta exposição itinerante que resulta de uma seleção dos muitos trabalhos realizados.

No concelho de Vila Real de Santo António este projecto foi dinamizado, no ano lectivo 2018-2019, pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA, no âmbito da oferta educativa do Município.

Participaram crianças de jardins-de-infância e do 1º ciclo das freguesias de Vila Nova de Cacela, Monte Gordo Vila Real de Santo António.

Horário:

De terça-feira a sexta-feira