AVISO À POPULAÇÃO - PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - MEDIDAS PREVENTIVAS

31/07/2020

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), destaca-se para as próximas 48 horas a continuação do tempo quente e seco no interior do país e intensificação do vento na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), destaca-se para as próximas 48 horas a continuação do tempo quente e seco no interior do país e intensificação do vento na faixa costeira ocidental e nas terras altas, realçando-se os seguintes aspetos:
- Tempo seco no interior. Fraca recuperação noturna no interior;
- Tempo quente no interior;
- Subida de temperatura no Algarve.
- Vento de norte durante a tarde, até 40 km/h. Intensificação do vento dias 01 e 02 de agosto. Persistência do vento no litoral e terras altas durante a noite. Rajadas até 65 km/h no dia 02.
- Agravamento do risco de incêndio no litoral oeste e no Algarve.
- Prevê-se que o risco de incêndio se mantenha máximo/muito elevado nas regiões Norte e Centro e no Algarve (região onde há tendência de agravamento).

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
Manutenção do tempo quente e seco, e do vento forte, permitindo condições favoráveis a eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) recorda que durante o
PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:
- PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
- PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;
- PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;
- PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
- PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
- PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
- PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias, e nos municípios, com Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
- OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

PUBLICAÇÔES