Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

A Eurociudade do Guadiana apresentará sua experiência de governança conjunta no Congresso Andaluz de Cultura.

13/11/2020

A entidade mostrará a académicos, gestores e artistas o seu inovador projecto Território Museu e a dinamização conjunta transfronteiriça do lazer e da cultura.

Os profissionais da cultura e gestão cultural da Andaluzia vão reunir-se no próximo fim-de-semana em Sevilha com o objectivo de partilhar e analisar o panorama actual, bem como colocar em prática estratégias e soluções para resgatar um sector que recebeu um alto impacto derivado da pandemia Covid19. 

A Eurocidade do Guadiana, que será representada pelo seu diretor Luís Romão, foi seleccionada para apresentar a sua experiência e bom trabalho na gestão coordenada em vários setores incluindo a cultura e o património.

Nas palavras de Luís Romão: “apresentar o trabalho da Eurociudade do Guadiana perante os académicos, os responsáveis ​​pela gestão da cultura a nível regional e os profissionais mais inovadores deste sector é de vital importância para a nossa entidade. Pretendemos não só que o nosso esforço seja conhecido e divulgado, mas também estimular a curiosidade para que nos visitem e, claro, atrair talentos e emprego para o nosso território que ainda tem um elevado potencial de desenvolvimento, também nas indústrias culturais ”.

A Eurocidade do Guadiana está a implementar um ambicioso projecto de valorização e organização do seu património cultural comum. É composta pelo município de Ayamonte, do lado espanhol, e pelos municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, do lado português, tem a sua entidade jurídica própria como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, e constitui igualmente o I Laboratório de Governança Transfronteiriça do Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.

Esta partilha do património cultural material e imaterial vai resultar na criação do denominado Território Museu da Eurocidade do Guadiana, e fará com que os recursos culturais dos três concelhos sejam reconhecidos e agrupados por itinerários e percursos temáticos, permitindo assim o seu conhecimento, fruição e exploração turística conjunta.