Estabelecimentos turísticos da Eurocidade do Guadiana recebem assessoria gratuita em acessibilidade universal

01/03/2021

A Eurocidade do Guadiana continua a dar passos no sentido da sua consolidação como destino turístico acessível. A entidade composta pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António pretende tornar-se não só um destino turístico transfronteiriço de referência, mas também num território onde os seus atractivos possam ser usufruídos também por pessoas com algum tipo de deficiência.

A PREDIF, Plataforma Representativa do Estado das Pessoas com Deficiência Física, em Espanha e a Accessible Portugal serão as entidades encarregadas de avaliar e certificar individualmente a acessibilidade de cada um dos estabelecimentos ou recursos turísticos da Eurocidade do Guadiana, como restaurantes, hotéis, espaços e edifícios públicos.

Dos mais de setenta recursos cadastrados na Plataforma Tur4all de Ayamonte, já foram avaliados estabelecimentos turísticos como os hotéis Playa Canela e Playa Marina; bares como o Vinos y Vinilos, Meraki ou Hole in One; e edifícios públicos como o Centro Cultural Casa Grande ou o Mercado Municipal.

Nas palavras de Remedios Sánchez, vereadora de Educação, Cultura e Cooperação Transfronteiriça: “melhorar a acessibilidade dos nossos edifícios e estabelecimentos turísticos é, além de uma responsabilidade social, uma importante oportunidade de negócio. Este projecto vai permitir-nos assessorar, certificar e promover os serviços turísticos da Eurocidade para que possam aumentar as suas vendas. Este apoio está a ser prestado gratuitamente aos estabelecimentos, o que significa um impulso num momento tão difícil como o actual ”, concluiu Sánchez.

Esta semana as avaliações começaram no município de Ayamonte. Nos próximos dias, um técnico especializado da PREDIF continuará visitando os estabelecimentos que tenham demonstrado interesse em fazer parte deste projeto, recebendo, além de avaliação e assessoria gratuita, apoio na divulgação dos seus serviços através da plataforma TUR4All, conhecida como o “Tripadvisor da acessibilidade”.

Os trabalhos de avaliação são meticulosos tanto a nível arquitectónico, medindo os desníveis das rampas, a largura das portas, a altura das mesas ou cadeiras, como ao nível dos serviços: se, por exemplo, têm cadeirões para bebés ou se o seu pessoal é fluente em língua gestual. Pretende-se que o turista com necessidades especiais tenha, antes da chegada ao destino, a real percepção do que vai encontrar para fazer a sua viagem de forma independente.

Esta ação insere-se no projeto EuroGuadiana 2020, cofinanciado com Fundos FEDER da União Europeia através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP).