Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA integra projeto inovador de apoio aos sem-abrigo

VRSA integra projeto inovador de apoio aos sem-abrigo

31/03/2021

O Município de Vila Real de Santo António participou, no dia 30 de março, numa conferência ‘online’ sobre o auxílio à população em situação de sem-abrigo no Algarve.

A apresentação contou com a presença de diversas entidades e juntou as ministras da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. 

O plano chama-se «LEGOS» e  abrange, para já, sete concelhos da região (Portimão, Tavira, Vila Real de Santo António, Faro, Loulé, Lagos e Albufeira). Tem como objetivo geral a inserção de pessoas em situação de sem abrigo na sociedade e conta com o envolvimento da comunidade como motor potenciador dessa integração.

Como principal meta, o sistema compromete-se a dotar as 593 pessoas classificadas, até ao momento, em situação de sem-abrigo com um gestor de caso, com a intenção de que haja um acompanhamento contínuo desde o momento da sua classificação até ao dia em que são integradas.

O projeto tem o seu maior foco na pessoa, na orientação das suas necessidades, capacidades, potencialidades e desejos, por forma a, em conjunto, poder concretizar projetos individuais que promovam a integração social e restituam a dignidade humana.

O «LEGOS» arranca no mês de maio e contempla a criação de “bases” nos sete concelhos onde serão disponibilizados vários serviços como o tratamento de roupa, o banco de roupa, atividade várias e apoio alimentar. Por sua vez, as equipas de rua também vão encaminhar as pessoas para essas “bases”, onde irão trabalhar as relações de proximidade e o processo de integração comunitária.

A iniciativa faz parte de uma candidatura a fundos europeus apresentada por instituições da região, com o apoio dos Municípios e respetivos Núcleos Locais para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (NPISA), que conta com um apoio de 900 mil euros do CRESCAlgarve 2020.

A ação é desenvolvida por cinco entidades beneficiárias parceiras: MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida, que assume a coordenação da parceria, GATO – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, CASA – Centro de Apoio aos Sem-Abrigo, GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes e APF – Associação para o Planeamento da Família.