Covid-19: Município de VRSA cancela Feira da Praia para prevenir situações de risco

VRSA cancela Feira da Praia para prevenir situações de risco

09/09/2021

Tendo em consideração as medidas de prevenção da Covid-19 em vigor no país e os riscos de propagação da doença, o município de Vila Real de Santo António volta a proceder ao cancelamento da Feira da Praia, que teria lugar entre os dias 10 e 15 de outubro de 2021.

A medida segue a decisão tomada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), já que os municípios algarvios consideraram não estar reunidas as condições para permitir a realização de feiras de caráter anual na região.

A Feira da Praia é um evento que recebe milhares de pessoas e onde o contacto físico entre os visitantes é impossível de controlar, pelo que o município, para o promover, teria que limitar todas as entradas e saídas, diminuir o número de participantes e aumentar a segurança, descaracterizando o certame e colocando em causa a sua rentabilidade.

Por outro lado, mesmo cumprindo todas as medidas de segurança, nada garante que a promoção de uma iniciativa que recebe tantos visitantes portugueses e estrangeiros ao mesmo tempo e no mesmo espaço não constituísse um foco catalisador para a propagação do vírus.

Recorde-se, aliás, que caso existisse um surto de Covid-19 em Vila Real de Santo António, vários estabelecimentos comerciais podiam ter que ser obrigados a fechar.

Para Luís Romão, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «neste contexto, pesadas todas as eventuais vantagens e desvantagens sobre a organização da Feira da Praia, é intenção deste município manter a prevenção face à pandemia como prioridade e defender a saúde pública e a própria economia local».