VRSA apresenta Encontro de Bandas Filarmónicas

14/09/2021

O Município de Vila Real de Santo António apresenta, no dia 18 de setembro (sábado), às 21h30, o Encontro de Bandas Filarmónicas, que será transmitido, em formato digital, nos canais do município e do programa «Bezaranha - Há ventos que vêm por bem!», promovido em parceria com os 16 municípios da região e a Direção Regional da Cultura.

O Encontro de Bandas Filarmónicas conta com a participação da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e da Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António e foi gravado na Fortaleza de Cacela Velha, um dos sítios históricos mais emblemáticos do concelho.

A transmissão dos concertos pode ser vista nas páginas www.facebook.com/cmvrsa e https://www.facebook.com/bezaranha.

O programa «Bezaranha» abrange um conjunto de eventos culturais em todos os concelhos algarvios, contribuindo, desta forma, para apoiar financeiramente os artistas locais de cada município, realizando também itinerâncias entre concelhos.

Esta programação em rede tem como objetivo a valorização do território, nomeadamente a promoção de atividades ao ar livre, e permite, em simultâneo, adaptar as atividades às condicionantes da realidade pandémica e programar as ações culturais nos monumentos e em locais históricos ou não convencionais.

Está integrado no projeto Algarve - Programação Cultural em Rede, que resulta de uma candidatura que a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) submeteu no âmbito do Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) e que foi aprovada a 30 de dezembro de 2020.

O projeto pretende igualmente a dinamização do turismo cultural e a captação de novos públicos e visitantes para a região, dando, por um lado, um contributo à retoma turística e ao combate à sazonalidade, e por outro, um contributo para a promoção e desenvolvimento do património cultural enquanto instrumento de diferenciação qualificação e competitividade da região do Algarve.

A programação do programa «Bezaranha» conta com iniciativas em múltiplas áreas artísticas (música, teatro, dança, artes de rua, cinema, artes visuais) e decorre durante o ano de 2021.

/html>