Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Historiador Fernando Pessanha lança obra sobre a pirataria no extremo sotavento

19/11/2021

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, recebeu, esta quinta-feira, o lançamento da separata «A pirataria no extremo sotavento algarvio nos alvores da Idade Moderna», da autoria do historiador Fernando Pessanha.

O lançamento da obra contou, para além do autor, com a presença de Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve; Conceição Pires, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António; e do Capitão-de-Fragata Rui Vasconcelos de Andrade, comandante do porto de Vila Real de Santo António, em representação da Marinha Portuguesa, que originalmente publicou a presente investigação em Academia de Marinha - Memórias 2019.

Durante a sessão, Fernando Pessanha dissertou sobre a atividade do corso e da pirataria das imediações da foz do Guadiana, identificando os ataques que tiveram lugar no concelho de Santo António de Arenilha, assim como a origem dos principais grupos de piratas e dos cavaleiros da Ordem de Cristo responsáveis pela defesa das nossas costas.

Na apresentação, o técnico superior da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António chamou ainda a atenção para a necessidade de se desenvolverem projetos de investigação que projetem o concelho no exterior e que permitam a criação de novas imagens de marca que viabilizem novas estratégias a nível do turismo cultural.

«A pirataria no extremo sudeste algarvio nos alvores da Idade Moderna», de Fernando Pessanha, é uma investigação originalmente publicada no Vol. 19, da Academia de Marinha - Memórias 2019, e foi agora publicada, em separata, pela Editora Guadiana.

/html>