Vila Real de Santo António reforça medidas de combate à Covid-19

30/11/2021

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil ativado a partir das 00h00 horas do dia 1 de dezembro. Linha de atendimento 24 horas vai assegurar a resposta da Proteção Civil Municipal e o encaminhamento de pedidos de apoio e assistência da população

Na sequência da declaração de situação de calamidade pelo Governo, que terá efeitos a partir do próximo dia 1 de dezembro, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil para uma reunião extraordinária na passada segunda-feira de manhã.

Este fórum de coordenação institucional sentou à mesma mesa as autoridades e serviços de saúde, as forças de segurança, a segurança social, os Bombeiros, a Proteção Civil e as Juntas de Freguesia do concelho.

O enfoque da ordem de trabalhos que permitiu conhecer o ponto de situação epidemiológico atual pela Delegada de Saúde, Halyna Karuna, e a evolução do processo de vacinação pela Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Sotavento da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Luísa Prates, versou sobre a definição de um plano de ação municipal em apoio às unidades do serviço nacional de saúde territorialmente competentes em Vila Real de Santo António, reforçando as medidas de resposta local.

Destacam-se, na estratégia validada pela Comissão, as seguintes ações imediatas:

1. Reativar o Posto de Comando Municipal - COVID-19 nas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e reforçar os meios e recursos para assegurar o seu pleno funcionamento, 24 horas por dia, sob gestão do Serviço Municipal de Proteção Civil, para congregar e processar toda a informação de apoio à decisão, satisfazer os pedidos de apoio e assistência, bem como assegurar a articulação permanente com o Posto de Comando Regional instalado no Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve.
  2. Reforçar a capacidade do Centro Municipal de Vacinação para sustentar o aumento de inoculações previstas nos próximos meses com a 3ª dose da vacinação.
  3. Reforçar a monitorização e a sensibilização junto dos setores da comunidade, em especial nos estabelecimentos de ensino e nas estruturas residenciais para pessoas idosas, através de equipas multidisciplinares no terreno, envolvendo a autoridade de saúde, a segurança social, os agentes de proteção civil, as juntas de freguesia e as próprias unidades orgânicas da Câmara responsáveis pela Ação Social e pela Educação.
  4. Preparar uma Zona de Apoio à População (ZAP) para acolher temporariamente cidadãos em situação de isolamento obrigatório ou profilático ou ainda em situações de necessidade de reserva social de profissionais de serviços essenciais.

O Presidente da Câmara Municipal relevou ainda o trabalho importante das forças de segurança e demais autoridades responsáveis pela fiscalização das normas agora veiculadas pelo quadro legal, e que impõe um conjunto de restrições preventivas.

O quadro de funcionamento estabelecido para a Comissão Municipal de Proteção Civil durante a situação de calamidade vai manter em permanência uma Subcomissão para a COVID-19, coordenada pela Delegada de Saúde para acompanhar no terreno a execução do plano de ação agora aprovado, e são realizadas reuniões semanais de ponto de situação para avaliar e determinar eventuais alterações na estratégia ou medidas adicionais.

Álvaro Araújo encerrou a reunião reforçando a necessidade de trabalhar estas temáticas em rede, num contexto regional, e considera que o Algarve, pela sua especificidade, beneficia do trabalho concertado no patamar regional envolvendo todos as estruturas municipais de proteção de civil, o que permite potenciar as capacidades de resposta em situações de exceção, como esta.