Autarquia promove construção da Aldeia Columbófila de Monte Gordo

13/01/2022

O município de Vila Real de Santo António encontra-se a desenvolver os projetos para construir a Aldeia Columbófila de Monte Gordo, um equipamento que irá contribuir para a valorização desta atividade desportiva e para o ordenamento da zona poente da vila.

Para cumprir este objetivo, o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, reuniu-se, esta quarta-feira, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Guarda Nacional Republicana e o presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo no sentido de iniciar o processo de reabilitação daquela área e proceder à remoção das estruturas ilegais que foram sendo instaladas nos últimos anos.

O objetivo das entidades, que irão iniciar um trabalho conjunto, é manter no terreno apenas os pombais pertencentes a columbófilos federados, procedendo depois à sua migração para a Aldeia Columbófila que irá ser instalada nas proximidades.

A medida visa ordenar aquela zona protegida do território, a qual integra a Mata Nacional das Dunas Litorais, removendo estruturas ilegais e corrigindo situações que poderiam colocar em causa pessoas e bens, nomeadamente a propagação de fogos florestais.

Nesta sequência, o ICNF irá, nos próximos dias, notificar, através de edital, todos os proprietários das estruturas ali existentes, no sentido de se proceder à regularização da ocupação do espaço público.

A possibilidade de permanência de pombais e abrigos no local estará reservada apenas a columbófilos devidamente federados, pelo que os equipamentos não regularizados ou pertencentes a entidades não federadas serão removidos.

Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, «a construção da Aldeia Columbófila irá valorizar uma atividade com forte tradição no município e contribuirá para dignificar uma das zonas mais nobres da vila de Monte Gordo».