De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para os próximos dias continuação de tempo quente e seco com temperaturas máximas acima da média para a época.
- SITUAÇÃO
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para os próximos dias continuação de tempo quente e seco com temperaturas máximas acima da média para a época, salientando-se:
- Humidade relativa do ar inferior a 20% no interior, no vale do Tejo e sotavento algarvio com fraca recuperação noturna no interior, em especial nas terras altas (< 30% no interior Norte e Centro).
- Vento do quadrante norte passando a predominar do quadrante oeste a partir de amanhã (10MAI), mais intenso a partir da tarde (< 30Km/h) no litoral Oeste e nas terras altas.
- Temperaturas máximas entre 25 e 35ºC, pontualmente mais elevadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
Índices de risco de incêndio elevados a muito elevados, em especial no interior Norte e Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias.
- EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:
Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais. Aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da intensidade do vento e da baixa humidade relativa do ar.
- MEDIDAS PREVENTIVAS
O SMPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:
- A realização de queimadas extensivas só é permitida após autorização da autarquia local;
- Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível muito elevado ou máximo:
- A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está também sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.
- Para a sua realização, deverão ser assegurados os cuidados estabelecidos em:
https://fogos.icnf.pt/sgif2010/InformacaoPublicaDados/Queima_2019.jpg
O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor e, tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ou junto do Gabinete Técnico Florestal e do Corpo de Bombeiros.