AVISO À POPULAÇÃO - PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

22/06/2023

MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco, destacando-se:

• Valores da temperatura máxima da ordem de 40º C, a partir de amanhã (23/06), no interior da região Sul e na parte interior do vale do Tejo, sendo no restante território acima de 30º C;
  • Diminuição gradual da humidade relativa durante as tardes, em especial nas regiões Centro e Sul, com fraca recuperação noturna;
  • Vento até 25 km/h do quadrante norte, a rodar para quadrante leste a partir de dia 23, soprando em regime de nortada a partir da tarde no litoral oeste e nas terras altas, onde será por vezes até 40 km/h;
  • Agravamento do risco de incêndio, com índices de risco de incêndio amanhã em níveis entre Muito Elevado e Máximo no Algarve.
  1. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como dificuldade das ações de supressão, relacionado com o agravamento das condições meteorológicas, especialmente no Sul.

1. MEDIDAS PREVENTIVAS

O Serviço Municipal de Proteção Civil recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:

• Fazer queimadas e queima de amontoados vegetais;
  • Realizar fogueiras para recreio, lazer ou no âmbito de festas populares;
  • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • Realizar ações de fumigação ou desinfestação em apiários que envolvam o uso do fogo;
  • Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício está sujeito a licença do município;
  • Usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

Informe-se na Câmara Municipal através do 281 500 000 ou no Corpo de Bombeiros através do 281 512 777, ou ainda através do 808 200 520 - SOS Ambiente e Território - GNR.

O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ou junto do Gabinete Técnico Florestal e do Corpo de Bombeiros.