Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Aviso à população: perigo de incêndio rural

24/07/2022

Índices de risco de incêndio rural a níveis muito elevado ou máximo.

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevêem-se condições de tempo quente e seco, com tendência a agravar nos próximos dias:

• Humidades Relativa do Ar – prevêem-se valores inferiores a 20% (até próximo do litoral). Nas próximas noites, será expectável fraca recuperação.
  • Vento – a predominar do quadrante norte, mais intenso (até 40 km/h) na faixa costeira e nas terras altas, com rajadas até 60 km/h. Rotação para Leste nas terras altas, a soprar até 40 km/h, a partir do final do dia e até meio da manhã seguinte.
  • Índice Haines – previsão de valores entre 11/13, durante a tarde no interior, o que poderá ser indicativo de condições atmosféricas propícias à introdução de comportamento errático em incêndios que ocorram, dificultando a sua supressão.
  • Temperatura - Subida gradual da temperatura máxima. Temperaturas mínimas da ordem dos 20⁰C (noites tropicais).

Índices de risco de incêndio rural a níveis muito elevado ou máximo.

1. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Agravamento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais determinada pelas condições meteorológicas, pelo estado de secura da vegetação e pela continuidade do empenhamento nas ações de supressão, especialmente nos grandes incêndios rurais.

1. MEDIDAS PREVENTIVAS

O Serviço Municipal de Proteção Civil recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:

• Nos dias de perigo de incêndio rural muito elevado e máximo é PROIBIDO:
    • Fazer queimadas;
    • Fazer queima de amontoados sem autorização;
    • Realizar fogueiras para recreio, lazer ou no âmbito de festas populares;
    • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
    • Realizar ações de fumigação ou desinfestação em apiários que envolvam o uso do fogo;
    • Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício está sujeito a licença do município;
    • Usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
  • Informe-se na Câmara Municipal através do 281 500 000 ou no Corpo de Bombeiros através do 281 512 777, ou ainda através do 808 200 520 - SOS Ambiente e Território - GNR.

O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período, disponível junto dos sítios da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ou junto do Gabinete Técnico Florestal e do Corpo de Bombeiros.

/html>