Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Estratégia Local de Habitação de VRSA prevê investimento de 101 milhões de euros

Estratégia Local de Habitação de VRSA prevê investimento de 101 milhões de euros

01/08/2022

A Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António aprovou, por unanimidade, a Estratégia Local de Habitação (ELH) de VRSA. O documento permite definir as políticas a seguir em matéria de habitação no concelho e prevê um investimento de cerca de 101 milhões de euros para apoiar mais de 800 agregados familiares.

Pretende-se, desta forma, que o concelho de VRSA seja reconhecido por um desenvolvimento sólido do seu território, dotado de uma habitação digna, segura, inclusiva e confortável, energeticamente eficiente e acessível num contexto de cooperação e integração social.

A ELH constitui um instrumento estratégico para a identificação das necessidades habitacionais e respetivas soluções que se pretendem ver desenvolvidas no município, até 2026, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 2000 pessoas abrangidas por estas medidas.

Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, a aprovação do documento na Assembleia Municipal «representou um dia histórico para Vila Real de Santo António, que, após anos de espera, viu a Estratégia Local de Habitação ser aprovada, por unanimidade, abrindo caminho para a sua aprovação pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a posterior assinatura do contrato entre as duas partes e a secretaria de Estado da Habitação».

De acordo com Álvaro Araújo, a principal prioridade será a recuperação quer dos bairros de habitação social, quer dos aglomerados que se encontrem em más condições há muitos anos, prevendo-se a aplicação de todas as verbas até meados de 2026.

A criação da ELH é também um requisito obrigatório de acesso às linhas de financiamento do «Programa de Apoio ao Acesso à Habitação - 1.º Direito», que visa a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivam em condições indignas e sem capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Estima-se que a implementação da Estratégia Local de Habitação de VRSA, concretamente a resolução das situações indignas ao abrigo do programa 1º Direito, envolva um investimento global de cerca de 101 milhões de euros, financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Todas estas medidas irão proporcionar a definição de uma nova política local de habitação, programando ações e prioridades e fomentado a coesão social e do território.

 

Sobre a Estratégia Local de Habitação de VRSA

 

A ELH resulta da estreita articulação entre o Município, a empresa de consultadoria FNWay e os interlocutores da equipa da Subdivisão de Ação Social, a qual integra a Divisão de Saúde e Intervenção Social.

Este instrumento surge enquadrado pelo Decreto-lei nº 37/2018 de 4 de junho (na redação atual), que estabelece o 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, e a portaria nº 230/2018 de 17 de agosto (na redação atual).

O 1º Direito é um programa público que assume a habitação como um direito consagrado na Constituição e um bem essencial à vida das pessoas.

 

/html>