Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam a VRSA

Jornadas de História do  Baixo Guadiana regressam a VRSA

23/01/2023

As Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam ao Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, no dia 27 de janeiro, a partir das 9h30, para a sessão inaugural da sua VIII edição.

O encontro começa com a apresentação da «Lumen,» revista do Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, pelas 10h00.

A palestra inicial, marcada para as 10h30, será apresentada por Cátia Pereira, estudante de mestrado em História e Patrimónios pela Universidade do Algarve, com a temática «Sebastião Martins Mestre: da vitória na Guerra Peninsular à derrota nas Guerras Liberais».

Sebastião Martins Mestre esteve presente em dois acontecimentos marcantes para a sociedade portuguesa do século XIX: as Invasões Francesas e as Guerras Liberais. O militar e político algarvio sempre se glorificou pela sua intervenção nas invasões napoleónicas, mas a imagem que tinha ficou alterada devido à sua conduta depois de enveredar pelo caminho político.

Pelas 11h45, a jornada prossegue com o arqueólogo Benjamín Cabaco, responsável pela apresentação da comunicação «La fortificación de las Angustias de Ayamonte (Huelva)». O local onde se encontra a Igreja de Nuestra Señora de las Angustias e a sua fortaleza é um enclave de extrema importância na história da cidade, tendo sido considerado o seu centro político, económico e religioso, durante a era moderna e contemporânea.

A tarde fica reservada para uma visita guiada a Ayamonte (travessia de barco pelas 14h30), que inclui uma deslocação ao Baluarte das Angústias de Ayamonte, conduzida por Benjamín Cabaco, às 15h00, e uma visita à Igreja das Angústias, pelas 16h00, orientada pela historiadora María Antonia Moreno Flores.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana, inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail arquivomunicipal@cm-vrsa.pt ou telefone 281 510 260.