Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Francisco de Mendonça Pessanha Mascarenhas - 1º Governador de VRSA

Representação do Coronel Francisco de Mendonça Pessanha Mascarenhas

Têm sido vários os trabalhos publicados ao longo dos últimos anos acerca da edificação de Vila Real de Santo António. Investigações no domínio da História da Arte, do Urbanismo e da Arquitectura, da História Económica e mais recentemente no domínio da Cartografia e da História Militar. Porém, se a memória de individualidades como Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, permanece intacta a nível do conhecimento sobre a nossa História Local, o mesmo não se pode dizer acerca da preservação da memória do homem sobre o qual recaiu a desafiante responsabilidade de governar uma vila régia criada de raiz.

É sentido que, com o objectivo de resgatarmos aos baús do esquecimento a memória de uma personalidade incontornável da nossa História Local, propôs-se a instalação de um painel evocativo dedicado ao coronel Francisco de Mendonça Pessanha Mascarenhas: o 1º Governador de Vila Real de Santo António.

De facto, foi ao Coronel de infantaria Pessanha Mascarenhas, “governador da fortaleza da praia de Monte Gordo” (pelo menos desde 1769), que o ministro de D. José I, em 16 de Março de 1774, incumbiu de governar a então “Nova Vª de Sto Anto de Arenilha, como capital da Povoação do Termo della, (…) para obedecerem ás ordens de Vmce, como S. Magde manda”.

Com efeito, a documentação à guarda de arquivos nacionais, como o Arquivo Nacional da Torre do Tombo ou o Arquivo Histórico Militar, revelam que o governador Pessanha Mascarenhas manteve-se no comando da praça de Vila Real de Santo António não obstante a “viradeira” ocorrida com a morte de D. José I, em 1777, e o consequente afastamento do marquês de Pombal, tendo operado como representante e braço executor do aparelho de Estado até 1797, ano em que foi substituído no cargo pelo tenente-coronel José Lopes de Sousa. Quer isto dizer que, se somarmos o governo de Monte Gordo ao de Vila Real de Santo António, o coronel Francisco de Mendonça Pessanha Mascarenhas comandou o extremo sudeste algarvio de forma contínua e ininterrupta durante mais de um quarto de século, destacando-se, desde logo, como o governante que durante mais tempo segurou as rédeas do poder na vila régia nascida ao abrigo do Plano de Restauração do Reino do Algarve.