Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Destaques
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Torneio Algarve Youth Cup reúne equipas dos cinco continentes em VRSA

Torneio Algarve Youth Cup reúne equipas dos cinco continentes em VRSA

30/03/2017

Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 9 e 15 de abril, a primeira edição do Algarve Youth Cup, torneio mundial de futebol infantil que reunirá no Algarve 132 equipas provenientes dos cinco continentes, logo no seu ano de estreia.

O evento é organizado em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a VRSA SGU e decorre no Complexo Desportivo Municipal, sendo esperada a presença de milhares de atletas, equipas e familiares durante a semana da Páscoa.

Ao todo, integram a competição cerca de 2500 participantes, entre os 7 e os 12 anos, que irão disputar perto de meio milhar de jogos, divididos por seis escalões (cinco de futebol de 7 e um de futebol de 5).

A prova contará com a representação de jovens de quase duas dezenas de países, estando confirmada a presença de grandes clubes nacionais e internacionais.

Da lista de emblemas portugueses participantes encontram-se nomes como o Benfica, Sporting, Porto, Vitória de Guimarães e Nacional da Madeira.

Já na cena internacional, os holofotes estarão centrados em equipas como o Sevilha, Bétis, Málaga e Atlético Madrid (Espanha), o Ajax (Holanda), o Dínamo Zagreb (Croácia), o Borussia Dortmund (Alemanha), a Juventus e o AC Milan (Itália), o Paris Saint Germain (França) ou o Liverpool FC (Inglaterra).

A cerimónia de abertura está marcada para o dia 10 de abril, às 21h00, no Complexo Desportivo de VRSA, e promete um mega-espetáculo repleto de som, luz e cor que dará o pontapé de saída para uma semana de convívio e desporto ao mais alto nível.

«No contexto do Algarve, este será seguramente um dos eventos com maior número de participantes envolvidos e com maior repercussão em termos económicos, sendo esperado um retorno económico superior a um milhão de euros», afirma Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

«Em ano de estreia, abrimos este torneio com chave de ouro, conseguindo reunir, em VRSA, equipas dos cinco continentes, conferindo à iniciativa uma dimensão mundial», nota Nuno Silva, co-responsável pela organização do Algarve Youth Cup.

«Estamos certos de que vamos juntar, numa só semana, os melhores jogadores da atualidade dos diferentes escalões do futebol jovem, estando criadas todas as condições para grandes momentos futebolísticos», refere João Morais, co-organizador.

Os jogos terão início no dia 10 de abril e prolongam-se até ao dia 15, com a realização das finais dos 6 escalões. A cerimónia de entrega de prémios a todos os participantes é realizada após a final do seu escalão.

 

O Algarve Youth Cup em números:

P 132 equipas

P 5 Continentes presentes (Oceânia, Africa, América, Ásia e Europa)

P 16 países representados

 

Cerimónia de abertura do Algarve Youth Cup

Data: 10 de abril

Hora: 21h00

Local: Complexo Desportivo de VRSA

 

Informações sobre horários e jogos: www.algarveyouthcup.com