Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Componente de Apoio à Família

Nas escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Vila Real de Santo António, o município é responsável por assegurar o acompanhamento dos alunos antes e depois do período diário das atividades letivas e durante os períodos de interrupção dessas atividades.

No ensino pré escolar, esse acompanhamento, com a designação de atividades de animação e de apoio à família (AAAF), é assegurado por Assistentes Técnicos(as) que, sob a orientação do Educador(a), dinamizam atividades lúdicas antes e depois do período diário das atividades letivas, bem como o acompanhamento durante o período da refeição.

No 1º ciclo do ensino básico, o acompanhamento efetuado antes ou depois das componentes do currículo e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva é designado por “componente de apoio à família (CAF)” e é assegurado por Assistentes Operacionais.

Além deste acompanhamento, os Agrupamentos de Escolas do Concelho são, atualmente, responsáveis pela implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º ciclo. Estas atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação.