Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Plano de Atividades

2024

O Plano Anual de Atividades da Juventude 2024 do Município de Vila Real de Santo António é um compromisso contínuo e uma prática do atual executivo como visão estratégica para o desenvolvimento e aprofundamento de políticas juvenis.

Essas políticas são delineadas por projetos, programas, atividades e parcerias que acompanham a evolução nacional e internacional e que abrangem transversalmente toda a população juvenil do nosso concelho.

Porque a juventude está em constante mutação e não pode ser caracterizada literalmente pela homogeneidade, existem interesses, necessidades e antecedentes diferentes que deverão ser tidos em conta nas diversas fases de intervenção. Estas informações foram obtidas através da aplicação de Inquéritos por Questionário (ensino secundário – regular e profissional, 3º ciclo – 8º e 9º ano e Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA) e ainda através do Fórum da Juventude, espaço/momento informal onde os jovens, técnicos de juventude e decisores políticos, podem partilhar ideias, sugestões, receios e necessidades, estimulando à cooperação e criação de relação de proximidade entre si, em prol do desenvolvimento juvenil.

Este plano pretende potenciar os agentes que desenvolvem o trabalho juvenil no concelho, com uma calendarização desafiante e inspiradora de ações adequadas e a capacidade de reformular as políticas de juventude sempre que se considerar necessário o seu (re) ajustamento.

Neste sentido, foram identificados os seguintes eixos estratégicos prioritários de intervenção:

  • Eixo 1 . Participação e Cidadania

    Fórum da Juventude: O Fórum da Juventude pretende ser um espaço de carácter informal para discussão, partilha e troca de ideias nas áreas de interesse juvenil bem como, delineamento de politicas juvenis no concelho.

    Município Amigo da Juventude: Preparação da candidatura para a obtenção do selo Município Amigo da Juventude, no âmbito da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, dinamizado pela Federação Nacional de Associações Juvenis, cujo principal objetivo é a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais. É uma rede que se centra na conceção, implementação e avaliação de políticas de juventude estruturantes e sustentáveis.

    Orçamento Participativo Juvenil: O “Orçamento Participativo Jovem” (OPJ) é um processo de participação democrática que permite aos jovens a apresentação e seleção de projetos que priorizam o desenvolvimento de ações/atividades em prol da comunidade, contando com o seu envolvimento desde a fase inicial à conclusão.

    Plano Municipal da Juventude: O Plano Municipal da Juventude é um documento que aporta as estratégias e políticas de juventude. Este pretende ser uma ferramenta útil que canalizará as intervenções do núcleo em prol da comunidade juvenil do concelho

    Voluntaria-T: O VoluntariaT é um projeto que visa criação de um banco local de voluntariado juvenil, que forme os jovens, dinamize e divulgue ações de voluntariado, quer sejam promovidas pelo núcleo de juventude ou por entidades que desenvolvam trabalho em prol do público juvenil.

  • Eixo 2 . Desenvolvimento Artístico, Cultural e Desportivo

    Aos sábados no Mercado: Aos sábados no mercado é um projeto que pretende promover o desenvolvimento artístico dos jovens, com base na arte urbana, através da reabilitação e embelezamento de paredes de infraestruturas municipais. Para a sua construção os jovens deverão entrosar-se com o seu historial, levando-os a um conhecimento mais aprofundado sobre os locais onde habitam.

    (A)Mostra-te: (A)mostra-te é um projeto que pretende favorecer a expressão artística dos jovens do concelho, concedendo-lhes um espaço próprio para o efeito, através da criação de uma plataforma que servirá como base de dados para os jovens artistas se inscreverem

    Desporto juvenil: Desporto Juvenil é um projeto que se baseia na organização e dinamização de atividades de caracter desportivo, promovidas pelo núcleo de juventude e/ou em parceria com associações/entidades que desenvolvam trabalho com os jovens. 

    ExpressArt: “ExpressArt” é um projeto que visa a promoção de jovens artistas do concelho de Vila Real de Santo António através da exposição das suas obras nos espaços adequados para o efeito.

  • Eixo 3 . Eventos Juvenis

    Festival da Juventude: O “Festival da Juventude” pretende assinalar o Dia Internacional da Juventude, datado a 12 de agosto, com um programa juvenil abrangendo várias áreas, como por exemplo: a cultura, empreendedorismo, voluntariado, desporto, educação ambiental e formação.

  • Eixo 4 . Mobilidade Nacional e Internacional

    Intercâmbios: Prevê-se a realização de ações que primam pela oportunidade de partilha e conhecimento de outras realidades. É intenção promover o intercâmbio a nível local, regional, nacional e internacional.

  • Eixo 5 . Empregabilidade, Empreendedorismo e Emancipação Jovem

    Informa-T +: “InformaT” pretende ser um balcão de apoio para os jovens do concelho de Vila Real de Santo António no sentido de atender a dificuldades/necessidades em diversas áreas: educação, formação, emprego, habitação e apoios sociais, desporto, cultura, associativismo, saúde e bem-estar, entre outras.

  • Eixo 6 . Cooperação e Colaboração

    50 anos do 25 de Abril: Dinamização de ações inseridas nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974. Estas iniciativas irão ao encontro das diretrizes emitidas pela comissão responsável pelas celebrações.

    Experimentos Sociais: Um experimento (ação) que pretende envolver e impactar a comunidade do concelho de Vila Real de Santo António sobre temas que os jovens identificaram como prioritários. Esta iniciativa pretende levar a um momento de reflexão sobre temas fraturantes.

    Feira Setecentista: Colaboração na festividade de acordo com as diretrizes estipuladas pela comissão responsável pela organização do evento, com o objetivo de envolver o público juvenil.

    Oferta Educativa: Colaboração no projeto “Oferta Educativa” com a dinamização de sessões educativas para os diferentes níveis de ensino. Este projeto decorre durante o período letivo e carece de marcação prévia por parte do docente responsável

    Sinergias: Predisposição à criação de parcerias/ colaborações com associações, clube e grupos informais que desenvolvam trabalho destinado ao público-juvenil do concelho.

  • Eixo 7 . Promoção e Comunicação

    Criação de contéudo para site Municipal da Juventude: Criar e atualizar os conteúdos a colocar no separador da juventude do site municipal e do site da juventude, com informações adequadas ao público juvenil.

    Gestão e Manutenção de redes sociais do  Núcleo da Juventude: “Pretende-se criar e partilhar conteúdos nas redes sociais do núcleo de juventude, de forma a estreitar a ligação com os jovens, ceder-lhes informações pertinentes sobre assuntos do seu interesse.

  • Eixo 8 . Equipamentos e Infraestruturas

    Casa da Juventude: A Casa da Juventude será uma valência do município com respostas a diversas necessidades identificadas pela comunidade juvenil do concelho, nomeadamente com espaços definidos, atividades, workshops, palestras, ações de formação, acesso à internet, entre outros.

    Skate Park: O Skate Park pretende ser uma infraestrutura municipal que permita a prática de desportos radicais como por exemplo: skateboarding, BMX, scootering, patinagem, entre outros. Este pretende ser uma resposta às necessidades dos jovens, dado que, é apontado como um dos maiores interesses do público juvenil há muitos anos.