Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Mata

"A casa do Camaleão..."

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/o_que_visitar/mata.JPG /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/o_que_visitar/patrimonio_natural.jpg

A Reserva Natural da Mata possui uma extensão pinheiral de 3 Km, que liga Vila Real de Santo António e Monte Gordo. A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António assume um papel de protecção desta região, funcionando como meio de fixação do sistema dunar, controlando os ventos marítimos e abrigando a fauna selvagem.

A Mata alberga uma importante população de camaleão, réptil que tem aqui um dos últimos redutos do seu habitat natural.

O solo arenoso, coberto quase exclusivamente por Pinheiro-bravo e algumas manchas localizadas de Pinheiro-manso, dificulta a fixação da vegetação. A mata tem atualmente uma importante função social cuja manutenção é essencial para a valorização da qualidade de vida da população em seu redor. A fauna e a flora, aliados ao ambiente fresco deste local são um convite aliciante para passeios pedestres ou práticas desportivas. Anualmente, os atletas utilizam a mata para realizar os seus estágios para as competições olímpicas ou internacionais. Junto a Monte Gordo encontra-se um parque de merendas onde poderá relaxar à sombra dos pinheiros mansos ou fazer piniques.

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter