Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Gestão do PH / Desenvolvimento comunitário

Gestão do PH / Desenvolvimento Comunitário

 A Gestão do Parque Habitacional Municipal assume-se como uma das áreas prioritárias para o Núcleo de Habitação da Divisão de Ação Social do Município. Melhorar as condições de vida das pessoas, mas também, sensibilizá-las e consciencializá-las da sua realidade e da necessidade de se tornarem agentes ativos de mudança é um dos objetivos primordiais do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este núcleo. Assim sendo, pretende-se explorar e trabalhar junto da população, áreas como a saúde, o ambiente, a economia doméstica, as relações de vizinhança, a constituição de condomínios, entre outras. Para atingir os objetivos propostos são realizados, frequentemente, atendimentos individuais com a população, de forma a sensibilizá-los para as problemáticas que vivenciam e realizam-se algumas atividades, de acordo com as necessidades detetadas, de forma a envolver a população e desenvolver laços de solidariedade.

 

Atualização de Rendas 

Todos os arrendatários de habitação social, sempre que surja alguma alteração no agregado e/ou rendimentos, devem solicitara atualização da sua renda.


Atendimentos aos Devedores e Planos de Regularização de dívidas de renda 

Atendimentos realizados aos arrendatários de habitação social com dívidas de renda, que ainda não tinham ou não cumpriam o plano de regularização dessas dívidas. O objetivo da Autarquia assenta na regularização da conta corrente dos arrendatários, nomeadamente através da implementação de planos de pagamento que permitiram pôr termo à dívida de renda existente, mediante a análise do quadro socioeconómico de cada família.

 

Permutas

Os arrendatários de fogos de habitação social podem solicitar a troca de habitação sempre que a tipologia da mesma não está adequada ao agregado familiar, sendo que estas permutas também são realizadas quando, existem arrendatários com problemas de saúde e que necessitem de residir em pisos inferiores.


Desbaratização/desratização

O Município recebe pedidos de intervenção nesta matéria, os quais são avaliados e encaminhados para a Divisão de Ambiente e Resíduos Sólidos para sua concretização, sempre que estão reunidos os requisitos definidos.


Reuniões de Condomínio, em Bairros Sociais

Este ponto refere-se às reuniões de condomínio realizadas em bairros sociais onde existem lotes mistos, ou seja, frações de compra e de arrendamento no mesmo lote. As frações de arrendamento são propriedade da Câmara Municipal, tendo esta o dever de assegurar a quota anual referente às suas frações, bem como participar nas reuniões agendadas pela empresa responsável pela gestão do condomínio.


Gestão de Lotes nos Bairros Sociais

Reuniões realizadas com os técnicos e os moradores, no sentido de resolver problemas existentes nos lotes, nomeadamente limpeza, ruído e problemas de vizinhança.


Animação sociocultural e Outras Atividades

Atividades de animação sociocultural nos empreendimentos sociais das quais destacam-se:
• Festa dos Vizinhos
• Grupo de caminhadas do Bairro Social da Barquinha

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter