Site Autárquico de Vila Real de Santo António

Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Apoio à Deficiência e Incapacidade

A qualidade de vida e as oportunidades das pessoas designadas por pessoas com deficiência refletem não só as condições gerais de vida e as políticas socioeconómicas que têm caracterizado as diferentes épocas ao longo da história, como também as representações e construções sociais que vigoram acerca da deficiência.

No concelho de Vila Real de Santo António, os cidadãos com deficiência são uma preocupação, no sentido de que possam ter uma maior qualidade de vida, ter condição de expressar as suas capacidades e as suas expectativas, partilhar as suas necessidades, sociabilizar os seus problemas, ou seja, exercer a sua cidadania plena.

 Banco de Ajudas Técnicas

O Banco de Ajudas Técnicas do Município de Vila Real de Santo António, pretende dar resposta às pessoas cuja situação de saúde imponha a utilização de serviços, produtos, dispositivos, equipamentos ou sistemas de produção especializado, atenuando as dificuldades de mobilidade e facultando uma melhoria de cuidados e qualidade de vida. O Banco de Ajudas Técnicas do Concelho de Vila Real de Santo António destina -se a todas as pessoas que apresentem algum grau de incapacidade ou em situação de dependência, residentes no Concelho de Vila Real de Santo António e que pertençam a agregados familiares com dificuldades financeiras. Direcionados ainda, a IPSS’s ou Associações, que comprovem a necessidade do equipamento para o melhor funcionamento das valências que possuem.

O Banco de Ajudas Técnicas, criado em 2011, tem como principais objetivos:

  • Proporcionar apoio a pessoas que apresentem algum grau de incapacidade ou em situação de dependência permanente/temporária, cuja situação de saúde requeira a utilização de ajudas técnicas;
  • Minorar as dificuldades de mobilidade;
  • Melhorar os cuidados na dependência de terceiros;
  • Envolver a família e a comunidade através da doação de material relativo a cuidados de dependência e/ou mobilidade, cuja utilização deixou de ser uma necessidade.

O Banco de Ajudas Técnicas disponibilizará, a título de empréstimo, os dispositivos, equipamentos tais como cadeiras de rodas, canadianas, tripés, bengalas, cadeiras de banho ou de posicionamento, almofadas, colchões anti escaras e outro equipamento de acordo com a disponibilidade existente, sendo que quando não houver disponibilidade de material, o pedido ficará em lista de espera por ordem de entrada.

O processo de candidatura será formalizado junto da Divisão de Saúde e Intervenção Social, mediante apresentação dos documentos solicitados.

Qualquer entidade individual ou coletiva poderá efetuar doações de equipamento para o Banco de Ajudas Técnicas no Concelho de Vila Real de Santo António.

/html>