Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

O território de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, caracteriza-se pela riqueza e diversidade dos seus valores patrimoniais e unidades de paisagem. Cacela Velha sobre o mar, com testemunhos romanos e islâmicos, e Santa Rita entre o barrocal e a serra com vestígios pré-históricos e um património rural diversificado, são documentos vivos e polos estruturantes da intervenção do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA, a funcionar desde 2005 no edifício da antiga escola primária de Santa Rita.

A investigação arqueológica, desenvolvida em Cacela a partir da década de 90, foi a matriz do CIIP Cacela e o ponto de partida para o estudo abrangente e interdisciplinar do património cultural e paisagístico da zona, com vista à sua crescente valorização e fruição.

A partir da investigação em torno da história e patrimónios de Cacela e do Algarve, o CIIPC/CMVRSA tem procurado novas formas de interpretação e valorização dos valores patrimoniais e da paisagem, envolvendo comunidade local e visitantes na sua descodificação e fruição. Exposições, edições de roteiros e livros, percursos pedestres, encontros temáticos e conversas, oficinas são algumas das atividades desenvolvidas, que têm contribuído para uma diversificação da oferta cultural e turística no Sotavento Algarvio.

Com as escolas desenvolve trabalho continuado, com projetos de educação para o património, atividades educativas e oficinas temáticas, que vêm garantindo, a partir das crianças e jovens, o envolvimento de toda a comunidade no conhecimento, preservação e valorização do seu património.

O CIIP Cacela assegura ainda uma programação cultural regular em Cacela Velha: Ciclo de música “Clássica em Cacela”; Ciclo de cinema “Sob as estrelas em Cacela Velha”; “Poesia na rua”; Noites d’Encanto; Mercadinhos sazonais.

A equipa de trabalho pertence ao Núcleo de Património Material e Imaterial / Divisão de Cultura e Património Histórico da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Localização

O CIIPC/CMVRSA localiza-se em Santa Rita, pequena aldeia a 4 Km a Norte de Cacela Velha, no edifício da antiga escola primária.

Coordenadas N 37º 17′ 80.47″ W 7º57′ 4.49″

Antiga Escola Primária de Santa Rita

8900-059 Vila Nova de Cacela

PORTUGAL