IEFP investe 425 mil euros no novo polo de formação de Vila R. Sto. António

10/09/2015

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) deu início à construção do novo polo de formação de Vila Real de Santo António. A obra está avaliada em 425 mil euros, financiados pelo IEFP, e deverá estar concluída no início de 2016.

Este projeto contempla a implementação de cinco salas de formação geral e tecnologias de informação e comunicação, uma loja pedagógica, bem como um espaço de oficina polivalente, permitindo a aprendizagem prática em contexto de trabalho e em ligação às empresas.

O polo ficará sediado na Urbanização das Amendoeiras, num edifício cedido pela autarquia, e estará vocacionado para a formação nas áreas da eletricidade, frio e climatização, canalização, gás, manutenção hoteleira e hospitalar e energias renováveis.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «este equipamento irá desempenhar um papel estratégico na qualificação do emprego e formação profissional a nível local e regional, pelo que o envolvimento da Câmara Municipal na sua criação é mais um exemplo de responsabilidade social».

Por outro lado, «dá seguimento ao Plano de Emprego de VRSA, uma estratégia pioneira desenvolvida em parceria com associações e entidades públicas e privadas que visa a promoção do emprego e do empreendedorismo», prossegue.

A oferta formativa a disponibilizar no polo integra ainda diversos cursos com saídas profissionais nas áreas de técnico comercial, vendas, logística, vitrinismo, multimédia, artes gráficas e organização de eventos.

Prestará também qualificação profissional nas áreas do turismo e lazer, agricultura, economia do mar, desenvolvimento rural, saúde e serviços pessoais, embora possam vir a ser desenvolvidas outras atividades de formação modular que vierem a ser consideradas necessárias pelo IEFP ou pelo tecido empresarial local.