Cidades iluministas reúnem-se em Almacelles

19/10/2015

A Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (Aicei), atualmente sediada em Vila Real de Santo António, organiza, entre os dias 22 e 24 de outubro, na cidade de Almacelles (Espanha), o X Encontro Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo.

Este encontro tem por tema «As cidades e o seu urbanismo. Do antigo Egipto ao século XXI» e é realizado em colaboração com a Universidade de Lleida.

O programa integra diversas conferências e palestras relativas ao tema do urbanismo e das dinâmicas das cidades representadas, além de contemplar visitas acompanhadas que permitirão conhecer melhor as particularidades únicas do urbanismo de Almacelles.

No painel de sessões, destacam-se as colaborações da Câmara Municipal de Lisboa, com a apresentação da comunicação «Evolução e transformação de Lisboa», a cargo de Teresa Duarte, arquiteta do departamento de urbanismo; e da Câmara Municipal da Covilhã, com a comunicação «O espaço numa unidade fabril mercantilista», a cargo Telma Madaleno, diretora da cultura, e de Sandra Ferreira, técnica da área da cultura.

Também em novembro, a AICEI irá estar representada em Guatemala, no evento «Guatemala Capital da Cultura Ibero Americana 2015», com uma exposição ilustrativa do conjunto das cidades e entidades do iluminismo.

A Aicei destina-se à promoção conjunta da importância económica e cultural das urbes que tiveram a sua fundação no período iluminista do século XVIII.

Recorde-se que o município de Vila Real de Santo António acolhe a Secretaria Geral da Aicei (o órgão máximo do organismo) durante os próximos três anos, na sequência da deliberação tomada por unanimidade, durante o IX Encontro da Aicei, realizado em Valência.

Sobre a Aicei

A Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AiCEi) nasce do acordo entre uma série de municípios e entidades que contam com um rico património pertencente ao período do iluminismo, com o intuito de facilitar e favorecer o seu conhecimento, proteção e divulgação.

Esta instituição baseia o seu carácter internacional no intuito de criar uma rede entre países de diversos continentes, onde o chamado «Século das Luzes» teve uma notável presença.

Na Aicei têm-se integrado, de uma forma consolidada, várias Cidades e Entidades que apresentam um especial interesse na identificação e preservação do património, no estudo e investigação deste período nas suas diversas manifestações: arquitetura, arte, pensamento, ciência, valores humanistas.

A origem desta Associação está associada ao denominado Fórum do Iluminismo no ano de 2001, promovido pela Fundación Ferrol Metrópoli, sendo que a sua consolidação como associação reconhecida juridicamente e dotada de estatutos aprovados, ocorreu na cidade de Valência em Maio de 2007.

Mais informações: www.ilustracionaicei.org