Município e escolas de VRSA ensinam um milhar de alunos a nadar

22/10/2015

O Município de Vila Real de Santo António e os Agrupamentos de Escolas de VRSA e D. José I dão seguimento, no ano letivo 2015-2016, ao programa «1,2,3,4… Já sei nadar», iniciativa que tem como objetivo transmitir aos alunos do 1º ciclo e pré-escolar noções básicas de natação, aumentando a sua confiança e segurança no meio aquático.

O projeto é totalmente gratuito e abrange já 38 turmas e cerca de 700 alunos do primeiro ciclo.

À semelhança da edição anterior, o programa «1,2,3,4… Já sei nadar» irá estender-se aos alunos do ensino pré-escolar (4 e 5 anos), proporcionando a primeira experiência dentro de água a 13 turmas e a mais de uma centena de alunos.

No total, cerca de um milhar de crianças terá acesso à medida (durante seis anos consecutivos, caso tenham começado no pré-escolar), consolidando a aposta da autarquia no desporto escolar.

As aulas decorrem em sistema rotativo e têm lugar de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h15, nas Piscinas Municipais de VRSA, sendo cada grupo acompanhado por um professor responsável, dois professores de educação física e auxiliares educativos.

A aprendizagem é feita ao ritmo de cada criança, sendo efetuada uma avaliação inicial. Para possibilitar a adesão de todas as escolas ao projeto, a autarquia disponibiliza transporte gratuito entre as piscinas e os estabelecimentos de ensino.

Além de ensinar os alunos a nadar de forma correta, diminuindo os riscos associados aos acidentes ocorridos em meio aquático, a iniciativa tem ainda como meta a promoção de estilos de vida mais saudáveis e o combate à obesidade infantil, áreas que já deram origem a programas específicos desenvolvidos pela Câmara Municipal de VRSA.