Meeting de natação de VRSA estabelece novos recordes nacionais

09/11/2015

Os nadadores Diana Durães e João Vital bateram, este sábado, os recordes nacionais dos 400 livres femininos e dos 1.500 livres de juniores masculinos, respetivamente, com mínimos para os Europeus de piscina curta, no II Meeting Internacional do Algarve.

Diana Durães, nadadora do FC Porto, cumpriu os 400 livres em 4.11,62 minutos, ‘apagando’ do livro dos recordes os 4.13,97 conseguidos pela também portista Sara Loureiro a 05 de dezembro de 2009, em Leiria.

«Não estava à espera, para já, de superar este recorde, mas sabia que era possível. Sempre pensei que poderia chegar a uma boa marca, consegui-o e ainda por cima com mínimos, o que acaba por ser motivador», disse Diana Durães, ao sítio da Federação portuguesa de Natação (FPN).

Por seu lado, João Vital nadou os 1.500 livres em 15.09,03 minutos, um novo recorde de Portugal de juniores, superando os 15.25,53 de Rafael Gil (ANAM), a 20 de dezembro de 2013, e aproximando-se dos 15.04,78 de Fernando Costa, detentor do recorde nacional absoluto.

Os campeonatos da Europa de piscina curta realizam-se em Israel, entre 02 e 06 de dezembro.

O II Meeting Internacional de Natação do Algarve reuniu, num só fim de semana, os melhores atletas da modalidade.

A prova decorreu nas Piscinas Municipais de VRSA e esteve integrada no calendário da Liga Europeia de Natação e no calendário nacional de natação.