Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Presépio Gigante de Vila Real de Santo António bate recorde e reúne 4200 figuras

01/12/2015

O presépio gigante de Vila Real de Santo António regressa ao Centro Cultural António Aleixo, partir do dia 5 de dezembro, e volta a desafiar todos os recordes, ao ocupar, em 2015, uma área superior a 220 metros quadrados e a estabelecer a meta das 4200 figuras.

Este, que é um dos maiores presépios do país, integra, na sua 13ª edição, mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça.

Acrescem a esta lista 160 metros quadrados de musgo e uma complexa base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

Para dar vida a este presépio foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há muitos meses atrás, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito localmente nas instalações da autarquia.

Uma das razões do sucesso do presépio gigante de VRSA está nos relevos, cenários e figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas e animadas, fator que o distingue de todos os outros existentes no país.

Para surpreender os milhares de visitantes que são esperados, a configuração volta a apostar na inovação, não sendo esquecidos os episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia e às tradições algarvias, assim como a recriação completa de aldeias, desertos, fortes e palácios.

Este trabalho tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a ajuda de outros três colaboradores: Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes.

Ao longo dos anos, o presépio gigante tem também ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis e de turistas holandeses, alemães, franceses e britânicos.

As entradas no presépio têm o valor simbólico de cinquenta cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.

O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao dia 10 de janeiro de 2016. Pode ser diariamente visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. No dia 1 de janeiro estará aberto das 14h30 às 19h00.

 

Presépio Gigante de VRSA

Local: Centro Cultural António Aleixo

Diariamente, até 10 de janeiro

Horário: 10h00 - 13h00 | 14h30 - 19h00

(1/Janeiro: das 14h30 às 19h00)