Escolas de VRSA assinalam Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

02/12/2015

O município de Vila Real de Santo António e o Agrupamento de escolas D. José I associaram-se ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro.

De forma a sensibilizar professores e alunos, a Escola Básica 2,3 D. José I, em VRSA, desenvolveu atividades com o objetivo de alertar a comunidade educativa para as dificuldades que os alunos portadores de deficiência sentem no seu dia-a-dia.

Para o efeito, muitos alunos – que se inscreveram por vontade própria nas atividades –, tentaram ultrapassar barreiras (arquitetónicas e outras) utilizando cadeiras de rodas, canadianas, vendas nos olhos, etc, compreendendo, desta forma, as necessidades e os desafios enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiência.

A esta iniciativa juntaram-se alguns encarregados de educação e representantes de instituições locais (autarquia, Associação Humanitária dos Bombeiros, Proteção Civil, entre outras).

A Câmara Municipal esteve representada pela vice-presidente, Conceição Cabrita, também responsável pelo pelouro da educação e juventude, e contribuiu com a cedência de material para o desenvolvimento da atividade.