Luís Gomes assinala entrada da Universidade de Coimbra na rota do iluminismo

07/12/2015

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, também Secretário-geral da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (Aicei), participou na cerimónia do 9º aniversário do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

O ato assinalou a integração da Universidade de Coimbra na Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo, já que é à sua guarda que se encontra grande parte do espólio (científico, cultural, arquitetónico) que testemunha o passado iluminista da academia de Coimbra.

Na cerimónia, o autarca vila-realense discursou ao lado do Reitor da Universidade de Coimbra, tendo em consideração o facto de Vila Real de Santo António acolher atualmente a sede e Secretaria Geral da Aicei (o órgão máximo do organismo), durante os próximos três anos, e de constituir um dos melhores exemplos de arquitetura iluminista do país.

A Aicei destina-se à promoção conjunta da importância económica e cultural das urbes que tiveram a sua fundação no período iluminista do século XVIII.

A Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AiCEi) nasce do acordo entre uma série de municípios e entidades que contam com um rico património pertencente ao período do iluminismo, com o intuito de facilitar e favorecer o seu conhecimento, proteção e divulgação.

Esta instituição baseia o seu carácter internacional no intuito de criar uma rede entre países de diversos continentes, onde o chamado «Século das Luzes» teve uma notável presença.

Na Aicei têm-se integrado, de uma forma consolidada, várias Cidades e Entidades que apresentam um especial interesse na identificação e preservação do património, no estudo e investigação deste período nas suas diversas manifestações: arquitectura, arte, pensamento, ciência, valores humanistas.

A origem desta Associação está associada ao denominado Fórum do Iluminismo no ano de 2001, promovido pela Fundación Ferrol Metrópoli, sendo que a sua consolidação como associação reconhecida juridicamente e dotada de estatutos aprovados, ocorreu na cidade de Valência em Maio de 2007.