VRSA amplia rede de recolha de óleos usados

12/01/2016

O município de Vila Real de Santo António instalou dois novos equipamentos para a recolha de óleos alimentares utilizados. Os oleões foram colocados em VRSA, no cruzamento da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com a Rua Francisco Sá Carneiro (traseiras da EB 2,3 D. José I) e na Urbanização Aurora Rio.

Com este reforço, dá-se cumprimento ao Decreto-Lei n.º 267/2009 e promove-se o aumento da recolha deste tipo de resíduo, altamente poluente quando é erradamente despejado nas canalizações domésticas.

Desta forma, o município passa a contar com uma dezena de pontos de recolha distribuídos por todo o concelho.

Os equipamentos em causa foram cedidos pela Reciclimpa, empresa que efetua a recolha e encaminhamento deste resíduo, e com o qual o Município tem um protocolo de colaboração nesta área.

A produção estimada de óleos alimentares usados (OAU) em Portugal é da ordem de 43.000t a 65.000t por ano, das quais cerca de 62% provêm do setor doméstico, 37% da hotelaria e uma fração residual na indústria alimentar.

A eliminação destes resíduos através dos coletores urbanos dificulta e onera os sistemas de gestão de águas residuais, com repercussões negativas ao nível das tarifas do saneamento, e comporta um risco associado de contaminação dos solos e das águas subterrâneas e superficiais.

Por estas razões, a deposição deste tipo de resíduo deverá sempre ser feita nos oleões já instalados em todo o concelho.

Pontos de recolha de óleos alimentares já existentes no concelho de VRSA:

Freguesia de VRSA

• Avenida Ministro Duarte Pacheco, junto ao jardim
  • Gaveto da Rua de Angola com a Rua Barão do Rio Zêzere
  • Mercado Municipal
  • Cruzamento da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com a Rua Francisco Sá Carneiro
  • Urbanização Aurora Rio

Freguesia de Monte Gordo