Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Alunos de Cacela aprendem «dizeres» de outros tempos

13/01/2016

No âmbito da ação educativa «De boca a orelha», integrada no projeto «À Descoberta das 4 cidades», a turma do 3º ano da escola E.B. 1 Manuel Cabanas deu a conhecer aos alunos lendas, provérbios e ditados populares que fazem parte do património oral da nossa região.

https://cms.cm-vrsa.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Noticias/2016/Projeto%204%20Cidades_Lenda%20e%20Hist%C3%B3rias_Escola%20de%20Cacela%20(1).JPG https://cms.cm-vrsa.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Noticias/2016/Projeto%204%20Cidades_Lenda%20e%20Hist%C3%B3rias_Escola%20de%20Cacela%20(2).JPG

A visita contou com a presença do Vereador João Sol e, durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir estórias de encantamentos, ladainhas, benzeduras, trava-línguas e provérbios que eram proferidos no quotidiano das gentes antigas da nossa terra.

Esta sessão permitiu ainda a audição de vocábulos antigos e pouco utilizados hoje em dia, bem como o conhecimento de hábitos e técnicas utilizadas pelos antigos. São exemplo disso o processo de empalhamento de animais mortos, como forma de embalsamento; a utilização de sacos de empreita ou ainda as medidas utlizadas antigamente, como o alqueire e o almude.

O vereador da Câmara Municipal de VRSA, natural da localidade de Santa Rita – freguesia de Vila Nova de Cacela, aprendeu, desde cedo, com as gentes da sua terra, este tipo de oralidade, tornando-se um grande conhecedor do património oral desta região, tendo hoje a oportunidade de transmiti-la aos mais novos.