Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Liga dos Amigos Manuel Cabanas celebra 114º aniversário do nascimento do Mestre

Mestre Manuel Cabanas

10/02/2016

A Liga dos Amigos Manuel Cabanas assinala, no próximo dia 13 de fevereiro, o 114º aniversário do nascimento do Mestre Manuel Cabanas, com uma cerimónia de homenagem.

As comemorações têm início pelas 10h00 com uma romagem à campa do Mestre, no cemitério de Cacela Velha, seguindo-se uma sessão solene no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, às 11h00.

Esta cerimónia conta com a intervenção musical de Fernando Pessanha, no piano, e Pedro Reis, no baixo.

O programa integra ainda um conjunto de palestras conduzidas por Vitor Manuel Igreja e Pedro Pereira sobre «Os valores e princípios na vida e obra de Manuel Cabanas» e «A figura de Manuel Cabanas», respetivamente.

A sessão termina com um workshop de impressão artesanal em serigrafia e zincogravura a partir da figura de Manuel Cabanas, a cargo da Ovelha Negra_Coletivo.

Manuel Cabanas, natural de Vila Nova de Cacela, foi um homem de lutas que se destacou pela sua intensa atividade artística no campo do desenho e da gravura em madeira, tendo sido condecorado pela Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no grau de Comendador, pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes.

Em 1991 foi agraciado pelo Presidente da República Mário Soares com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.