Liga dos Amigos Manuel Cabanas celebra 114º aniversário do nascimento do Mestre

Mestre Manuel Cabanas

10/02/2016

A Liga dos Amigos Manuel Cabanas assinala, no próximo dia 13 de fevereiro, o 114º aniversário do nascimento do Mestre Manuel Cabanas, com uma cerimónia de homenagem.

As comemorações têm início pelas 10h00 com uma romagem à campa do Mestre, no cemitério de Cacela Velha, seguindo-se uma sessão solene no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, às 11h00.

Esta cerimónia conta com a intervenção musical de Fernando Pessanha, no piano, e Pedro Reis, no baixo.

O programa integra ainda um conjunto de palestras conduzidas por Vitor Manuel Igreja e Pedro Pereira sobre «Os valores e princípios na vida e obra de Manuel Cabanas» e «A figura de Manuel Cabanas», respetivamente.

A sessão termina com um workshop de impressão artesanal em serigrafia e zincogravura a partir da figura de Manuel Cabanas, a cargo da Ovelha Negra_Coletivo.

Manuel Cabanas, natural de Vila Nova de Cacela, foi um homem de lutas que se destacou pela sua intensa atividade artística no campo do desenho e da gravura em madeira, tendo sido condecorado pela Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no grau de Comendador, pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes.

Em 1991 foi agraciado pelo Presidente da República Mário Soares com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.