VRSA celebra o 242º aniversário da sua fundação com homenagens, espetáculos e feira histórica

04/05/2016

Vila Real de Santo António assinala, no próximo dia 13 de maio, o 242º aniversário da sua fundação com um programa cultural e musical e a habitual sessão solene durante a qual serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito ou contributos para o concelho.

As celebrações iniciam-se no dia 8 com o espetáculo de beneficência «Cantar de Amigos», às 16h30 no Centro Cultural António Aleixo.

A partir do dia 12, a Praça Marquês de Pombal recebe a Feira Histórica, entre as 10h00 e as 23h00, e recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época e venda de artesanato e produtos típicos.

No dia 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se às 10h30 com a habitual Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Centro Cultural António Aleixo. Durante a cerimónia, serão distinguidas diversas personalidades de VRSA e entregues diplomas de mérito aos melhores alunos do concelho e aos funcionários com 20 anos de serviço.

Este ano, entre as personalidades homenageadas, encontram-se Mário Centeno, Ministro das Finanças, natural de VRSA e detentor de uma carreira internacional de sucesso; João Vasques, antigo jogador e fundador das escolas do Lusitano Futebol Clube; e os autores do Presépio Gigante de VRSA.

À tarde, a partir das 18h00, tem início o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas de VRSA e terminará na Praça Marquês de Pombal. A iniciativa percorre quatro séculos de história e faz um retrato histórico desde a fundação da vila até aos nossos dias, momento em que será apresentado o projeto online VRSA TV.

Ao serão, às 22h00, a Praça Marquês de Pombal recebe um espetáculo de fado com César Matoso e Sara Paixão.

Já no dia 14 de maio, às 16h00, no Campo Francisco Gomes Socorro, tem lugar o torneio triangular de futebol com a participação das equipas de veteranos Lusitano FC, Monte Agraço FC e Associação Desportiva e Cultural de Tunes.

Também no dia 14 decorre o Festival de Bandas Filarmónicas, com início às 21h30, na Praça Marquês de Pombal. Igualmente à noite, pelas 21h30, o Centro Cultural António Aleixo recebe o Festival «Arte sem Fronteiras 2016», com um espetáculo de dança pela companhia Splash.

As celebrações terminam no dia 20 de maio com um concerto de Susana Travassos, às 21h30, no Centro Cultural António Aleixo.