Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Eurocidade do Guadiana assinala Dia Europeu da Rede Natura

Eurocidade do Guadiana assinala Dia Europeu da Rede Natura

17/05/2016

As áreas naturais dos municípios da Eurocidade do Guadiana reúnem-se, este sábado, dia 21 de maio, para comemorar o Dia Europeu da Rede Natura 2000. A iniciativa integra a realização de um mural, uma caminhada pedagógica e uma caça ao tesouro na Mata Nacional de Vila real de Santo António.

Ao longo desta semana estão igualmente previstas outras atividades educacionais tais como a participação na campanha «O bater das asas de uma borboleta pode mudar o mundo», através de visitas a escolas.

A Rede Natura 2000 é um conjunto de espaços para a conservação da biodiversidade na União Europeia e no território da Eurocidade do Guadiana e integra espaços como a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e de Vila Real de Santo Antonio, o Parque Natural da Ria Formosa, a Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, o Parque Natural Marismas do Rio Carreras e os lugares de interesse comunitário da Isla de San Bruno e do Andévalo Occidental.

A campanha tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente da Junta de Andaluzia e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas IP. As ações são coordenadas pela Associação Odiana, pela Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e de Vila Real de Santo António e pela Eurocidade do Guadiana.

A importância ecológica, social e económica das áreas incluídas na rede Natura 2000 faz com que se torne uma das principais ligações dos municípios que compõem a Eurocidade do Guadiana, pelo que alguns dos projetos que foram submetidos a diferentes programas europeus integram precisamente esta componente.