VRSA constitui Conselho Estratégico para gerir turismo no município

02/06/2016

A Câmara de Vila Real de Santo António assinou um memorando de entendimento com os hoteleiros e agentes imobiliários com vista à criação do Conselho Estratégico Municipal Turístico.

Esta nova estrutura tem como metas o desenvolvimento sustentável de VRSA em termos de qualidade, competitividade e diferenciação turística e decorre da implementação da taxa turística municipal, cuja aplicação prevê a criação de um fundo para a gestão das receitas obtidas.

Com este acordo, os agentes do setor reconhecem que a taxa turística em Vila Real de Santo António permitirá a dinamização de um turismo de qualidade e reforçará a promoção do destino, aumentando a sua atratividade.

«A receita da taxa vai ser reinvestida no setor através de criação de um fundo que permita a animação e a promoção turística, bem como a realização de alguns eventos, que deverão ser autossustentáveis. Este conselho irá precisamente permitir que o município decida, em conjunto com os hoteleiros, onde reinvestir esse dinheiro», precisou Luís Gomes.

De forma a salvaguardar os compromissos já assumidos entre as unidades turísticas e os operadores, a taxa só será cobrada a partir do dia 1 de janeiro de 2017.

Ao mesmo tempo, o valor da Taxa Turística (1 euro) a aplicar em unidades hoteleiras e de alojamento local será reduzido em 50 por cento (ficando em 0,50 cêntimos) para os hóspedes maiores de 60 anos, no período de época baixa, entre 30 de outubro e 31 de março, de forma a não prejudicar as unidades durante o Inverno.

O memorando reconhece ainda que o elevado número de visitantes tem importância clara na criação de postos de trabalho e de riqueza, mas tem implicado uma sobrecarga dos equipamentos municipais, pelo que a aplicação da taxa permitirá criar um fundo para a sua manutenção.

Em paralelo, os hoteleiros chegaram a acordo com a autarquia de VRSA para dar seguimento à instalação de estacionamento tarifado em Monte Gordo, a valores comportáveis, a fim de se assegurar a rotatividade de lugares e impedir o problema do parqueamento desregrado nos meses de verão.

A medida destina-se ainda a melhorar a circulação pedonal e as acessibilidades à vila e será aplicada nas ruas de Monte Gordo com maior procura, entre 1 de junho e 15 de setembro.

Trabalhadores do setor do turismo com condições especiais de estacionamento em Monte Gordo

A autarquia de Vila Real de Santo António vai criar, em Monte Gordo, uma bolsa de estacionamento reservada aos trabalhadores do comércio, hotelaria e serviços.

O acesso ao parque terá o custo de 5 euros/mês e destina-se a facilitar a mobilidade e o estacionamento, durante a época de Verão, a todos os que vivem da atividade turística. Esta bolsa encontrar-se-á em funcionamento entre os dias 1 de junho e 15 de setembro.

Ao mesmo tempo, abre ao público, no dia 1 de junho, uma bolsa de estacionamento gratuita e de acesso universal na zona Poente de Monte Gordo, com capacidade para 250 viaturas.