Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Fábrica integra lista das 10 praias mais bonitas de Portugal

08/06/2016

A Praia da Fábrica lidera o ranking das 10 mais bonitas de Portugal, de acordo com o blogue «O Meu Escritório é lá Fora!».

Depois de ter sido eleita uma das melhores praias do mundo pela revista «Traveler», esta zona balnear do concelho de Vila Real de Santo António, também conhecida como Praia de Cacela Velha, volta, pelo segundo ano consecutivo, a ser destacada como uma das pérolas do litoral português.

O areal da fábrica integra a recém-criada marca «Praias de Cacela», lançada pelo município de Vila Real de Santo António, que engloba as praias de Manta Rota, Lota e Fábrica.

Estreado no passado dia 1 de junho, no arranque da época balnear, o novo conceito visual pretende a promoção integrada destas praias, mantendo, contudo, a identidade de cada um dos areais.

No sítio da Fábrica, cuja requalificação teve a assinatura do arquiteto Sidónio Pardal, as ações passam agora pela colocação de sinalética de apoio ao visitante e pela promoção do destino ao longo da EN 125.

Acessível apenas por uma curta viagem de barco ou a pé, pelo sapal, na maré baixa, a praia da Fábrica está situada na península de Cacela e marca o início da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas águas tépidas e calmas durante o período estival e pela beleza das suas paisagens.

A sua qualidade e diversidade ambiental levaram recentemente a associação Quercus a classificá-la com «Qualidade de Ouro», tendo também sido considerada pelo prestigiado jornal «The Guardian» como uma das dez melhores praias da Europa para a prática de caminhadas.

Fundado em 2013, o blogue o «O Meu Escritório é lá Fora!» foi já nomeado para melhor Blogue de Viagens Pessoal no BTL Travel Blogger Awards, em 2015, e votado como o 7º Melhor Blog de Viagens do Mundo, pelo site bab.la.

Foi objeto de destaque nas publicações «Sábado», «Sapo», «Cosmopolitan», «The Tig» e «Lifecooler».