Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

Arte espreita nas janelas e varandas da Eurocidade do Guadiana

12/07/2016

A Avenida da República, em Vila Real de Santo António, recebe, durante os meses de julho e agosto, a mostra «Balconarte», iniciativa nascida na cidade vizinha de Ayamonte que pretende dinamizar a arte de rua e trazer animação às varandas e fachadas da cidade.

https://cms.cm-vrsa.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Noticias/2016/Cartaz%20Balcon%20Arte_2016.jpg https://cms.cm-vrsa.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Noticias/2016/Balcon%20Arte_2.jpg https://cms.cm-vrsa.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Noticias/2016/Balcon%20Arte_4.jpg https://cms.cm-vrsa.pt/upload_files/client_id_1/website_id_1/Noticias/2016/Balcon%20Arte_1.jpg

«Balconarte» nasce do trabalho voluntário de vários artistas plásticos que, coordenados pela galeria de arte ayamontina «La Escalera», apostam na recriação de cenas do quotidiano através do desenho e impressão de figuras em grande formato, depois expostas nas varandas e fachadas de edifícios emblemáticos.

 O nome da exposição surge, aliás, da junção das palavras castelhanas varanda (balcón) e arte, transmitindo à letra o enquadramento e os objetivos da iniciativa (arte nas varandas).

 Ao todo, estarão patentes cerca de 50 imagens onde se retratam personagens do universo da Disney, atores dos clássicos do cinema ou figuras e símbolos emblemáticos espanhóis, como as sevilhanas ou a família real.

 Inserida pela primeira vez na programação da Eurocidade do Guadiana, composta pelos municípios de Ayamonte, VRSA e Castro Marim, a exposição é, em 2016, concretizada de uma forma tripartida, procurando estreitar os laços coletivos e culturais entre as populações e artistas dos dois lados da fronteira.

 De visita livre, a «Balconarte» está patente até ao dia 17 de agosto nas três localidades, podendo em Vila Real de Santo António ser vista na Avenida da República, em Ayamonte no centro da cidade e em Castro Marim na Rua Dr. José Alves Moreira.

 A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 e integra os municípios fronteiriços de VRSA, Ayamonte e Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos comuns nas duas margens do Rio Guadiana são alguns dos seus objetivos principais.