Autarquia de VRSA oferece livros e material escolar a todos os alunos do primeiro ciclo

21/07/2016

Pelo segundo ano consecutivo, a autarquia de Vila Real de Santo António irá atribuir, de forma gratuita, livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2016-2017.

Com esta medida, a autarquia vila-realense volta a colocar-se ao lado das famílias no arranque de mais um ano escolar, elegendo a educação como uma das prioridades máximas.

Para Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, «estes apoios representam um investimento superior a 65 mil euros e irão beneficiar perto de um milhar de alunos».

Adicionalmente, a autarquia irá fornecer gratuitamente livros de fichas de trabalho a todos os estudantes do primeiro ciclo, superando largamente a oferta prevista em orçamento do Estado, que apenas prevê a atribuição de manuais ao 1º ano do primeiro ciclo.

Assim, além da oferta dos livros escolares no 2º, 3º e 4º anos, serão doados pela edilidade vila-realense kits de material escolar para cada uma das 50 salas do ensino pré-escolar (material a ser utilizado coletivamente) do primeiro ciclo do concelho.

«Desta forma, estamos a ajudar as famílias a superar as dificuldades financeiras sentidas no início do ano letivo e a prosseguir uma estratégia que proporciona a todas as crianças as mesmas condições no acesso à educação e à formação», prossegue Conceição Cabrita, também responsável pelo pelouro da educação e juventude.

A somar a estes auxílios, será ainda atribuído, aos alunos abrangidos pelo 1º e 2º escalões da ação social escolar, apoio para a aquisição de material.

A forma, prazos de atribuição e recolha dos manuais escolares serão divulgados durante a próxima semana. Todas as informações estarão disponíveis no portal autárquico de VRSA, em www.cm-vrsa.pt.