Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

Exposição conta história do Presépio Gigante de VRSA

Exposição conta história do Presépio Gigante de VRSA

28/07/2016

O Centro Cultural António Aleixo recebe, entre os dias 1 e 7 de agosto, a exposição «A Arte do Presépio em Vila Real de Santo António - História de uma estrutura em permanente construção».

Esta iniciativa pretende dar a conhecer ao público um pouco da trajetória do Presépio Gigante de VRSA, que é hoje um dos maiores de Portugal e tem batido recordes ao nível de visitantes.

A mostra conta com diversos painéis ilustrativos do percurso deste projeto que, nascido de forma voluntária em 2002, tem superado todas as expectativas em cada edição.

O que começou com 20m2 de área e uma centena de figuras passou a atingir, na sua última edição, novos recordes com uma área superior a 220 m2 e a estabelecer a meta das 4200 figuras. Comporta ainda mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça.

Ao longo dos anos, o presépio gigante tem ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, tendo em conta o número de visitantes estrangeiros.

A exposição pode ser visitada de todos os dias entre as 17h30 e as 22h30.