Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasEurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA integra XI congresso das cidades iluministas

VRSA integra XI congresso das cidades iluministas

06/10/2016

O município de Vila Real de Santo António, que assume atualmente a sede da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (Aicei), organiza, em parceria com o município da Covilhã, entre 13 e 15 de outubro, o XI Congresso Internacional da Aicei, cujo tema é «Conhecimento e Mercantilismo».

A comissão de honra do congresso, que terá lugar na cidade da Covilhã, é constituída, entre outras personalidades, pelo Presidente da República, Professor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa; pelo ministro da Cultura, Dr. Luís de Castro Mendes; pelo secretário-geral da Aicei e presidente da autarquia de VRSA, Eng.º Luís Gomes, bem como pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Pereira.

Para Luís Gomes, secretário-geral da Aicei, «este evento permite a troca de experiências entre as várias cidades e entidades que melhor representam o espírito iluminista», das quais se destacam Barcelona, Valência, Ferrol, Es Castell, Cádiz, Vila Real de Santo António, Cartagena e Coimbra.

Esta edição do congresso terá como tema «Conhecimento e Mercantilismo» e contará, entre outros oradores, com a presença do professor Eduardo Horta Correia, um dos maiores especialistas nacionais no estudo da arquitetura iluminista, em particular da cidade de VRSA.

De acordo com Luís Gomes, com esta missão, Vila Real de Santo António reforça ainda mais a sua importância como cidade iluminista, estando empenhada em promover um debate amplo sobre os desafios que se colocam à regeneração urbana, tendo em vista a preservação arquitetónica».

Além do vasto programa, que contará com palestras, exposições, visitas, concertos, e recriações históricas, o congresso irá dar as boas vindas e formalizar as novas adesões à Aicei da Câmara Municipal de Lisboa, assim como as cidades convidadas de Nuevo Baztán (Catalunha) e La Carlota (Córdova).

Paris, Edimburgo e São Petersburgo são outras das metrópoles que, em breve, se poderão juntar à rede.

 

Sobre a Aicei

A Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (Aicei) é uma associação sem fins lucrativos, de carácter internacional, que visa estabelecer uma rede de cooperação e de estudo entre as cidades e entidades membros, promovendo a valorização e a conservação do património herdado do «Século das Luzes».

O município de Vila Real de Santo António acolhe, desde 2014, a sede da Aicei, procurando a promoção conjunta da importância económica e cultural das urbes que tiveram a sua fundação no período iluminista do século XVIII.

Recorde-se que o Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na atualidade, um dos melhores exemplos da arquitetura e do urbanismo do século XVIII, cuja importância levou à aprovação de um Plano de Salvaguarda do seu Núcleo Pombalino e à criação da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) do país.

Através das suas atividades e congressos anuais, a Aicei destina-se a difundir o conhecimento e a proteção do património material e imaterial do século XVIII e a sua projeção e reflexo no século XXI, considerando que os seus valores são um elemento diferenciador para o progresso e o desenvolvimento socioeconómico.

Atualmente, a AICEI conta com 16 membros dos quais fazem parte cidades e entidades tais como Barcelona, Covilhã, Real Sítio de San Ildefonso/Segóvia, Almacelles, Ferrol, Universidade de Coimbra, Universidade de Lerida, Valência, Es Castell/Menorca, Cádiz, Cartagena, Vila Real de Santo António ou Guatemala.