VRSA e Ayamonte recebem uma das mais exigentes provas de triatlo da Europa

VRSA e Ayamonte recebem  uma das mais exigentes provas de triatlo da Europa

13/10/2016

As cidades de Ayamonte e Vila Real de Santo António recebem, no próximo dia 15 de outubro, a quarta edição do triatlo «Iberman», a única prova de longa distância do mundo a unir dois países.

Esta competição de 226 quilómetros é de dificuldade elevada e integra as modalidades de natação, ciclismo e corrida, colocando à prova os atletas com uma série de percursos que incluem ainda uma extensão ao Alentejo.

A primeira prova, a de natação (3,8 quilómetros), terá lugar na praia de Isla Canela, em Ayamonte.

É também daqui que terão início os 180 quilómetros da prova de ciclismo, que contempla uma extensão ao Alentejo - através da fronteira do Pomarão / El Granado -, prosseguindo depois por território português e atravessando as localidades de Alcoutim e Castro Marim até chegar a Vila Real de Santo António.

Já na cidade pombalina se fará a transição do setor do ciclismo para o da maratona (42 quilómetros), o qual contempla a magnífica travessia da ponte internacional do Guadiana.

A meta estará localizada em Ayamonte, na Praça de Espanha, onde os atletas poderão dar por concluída a sua longa prova e ver coroado o seu esforço.

O Triatlo «Iberman» é organizado pelo «Club Deportivo AnterreIberman» e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Federação de Triatlo de Portugal.

A IV edição do triatlo longo «Iberman» faz parte do calendário de provas que pretende transformar os municípios da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) na capital internacional do triatlo.

As horas de passagem dos atletas e os pormenores dos percursos podem ser consultados aqui: http://www.ibermantriatlon.es/