Site Autárquico de Vila Real de Santo António

> Home > Notícias
Mapa do Concelho

Áreas Estratégicas

Áreas EstratégicasGabinete de Apoio ao Emprego Eurocidade do GuadianaAssociativismo

VRSA e Aymonte recebem I Mostra Internacional de Cinema «Fronteiras»

VRSA e Aymonte recebem I Mostra Internacional de Cinema «Fronteiras»

13/10/2016

Vila Real de Santo António e Ayamonte acolhem, entre os dias 19 e 23 de outubro, a I Mostra Internacional de Cinema «Fronteiras».

Tendo como padrinhos o artista Sérgio Godinho (Portugal) e a atriz espanhola Lola Dueñas, a iniciativa contém uma programação diversificada, desde curtas e longas-metragens de ficção e documental, incluindo ainda workshops com realizadores e produtores portugueses e internacionais.

O objetivo é divulgar produções cinematográficas que tenham como tema «fronteiras», sejam físicas, emocionais, geográficas, sexuais, religiosas, entre outras.

As projeções terão lugar na sala do Glória, em Vila Real de Santo António, e na Casa Grande, em Ayamonte.

Desta forma, o certame pretende aumentar a dinâmica cultural em torno do cinema na raia que liga Portugal e Espanha no Algarve, trazendo autores nacionais e internacionais com produções de qualidade que, para além da mostra dos seus trabalhos, permitam uma formação de públicos.

A mostra é organizada pela associação juvenil «Backup» e da produtora «Lamo Jama», através da campanha «30 anos 30iniciativas», uma iniciativa que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e o Jornal do Baixo Guadiana estão a organizar, em 2016, para assinalar os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha à União Europeia.

Conta ainda com o apoio de diversas entidades, nomeadamente a Associação Odiana, a Eurocidade do Guadiana e os municípios de Vila Real de Santo António, Alcoutim e Ayamonte.

A I Mostra de Cinema Internacional «Fronteiras» é, simultaneamente, um projeto oficial do Programa de Valorização Artística e Promoção do Território Algarvio que une a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria de Estado da Cultura para o combate à sazonalidade no Algarve.