Corrida internacional «X Milhas do Guadiana» volta a unir Portugal e Espanha

Corrida internacional «X Milhas do Guadiana»  volta a unir Portugal e Espanha

24/10/2016

A prova transfronteiriça «X Milhas do Guadiana» volta a ligar as cidades de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha), no dia 6 de novembro, num fantástico percurso de 18,3 quilómetros que tem como atração a travessia da Ponte Internacional sobre o rio Guadiana.

Esta será uma edição especial, uma vez que se cumpre a 25ª edição da corrida. A partida terá lugar no Estádio Blas Infante, em Ayamonte, às 10h30 (hora portuguesa), estando a meta situada no Complexo Desportivo de VRSA, já em Portugal.

O facto de esta competição atravessar, no seu percurso, uma ponte que une dois países confere-lhe um carácter internacional, único na modalidade, sendo esperada a participação de um milhar de atletas.

Além da vertente desportiva, a prova está integrada no calendário de atividades da «Eurocidade do Guadiana», estrutura que tem como objetivo a promoção turística e cultural das localidades fronteiriças de VRSA, Castro Marim e Ayamonte.

As inscrições estão abertas até ao dia 2 de novembro e podem ser efetuadas na sede do Grupo Desportivo Pic-Nic (Portugal) ou no Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte (Espanha).

Podem participar nesta corrida atletas com idade superior a 19 anos, inscritos individual ou coletivamente, federados ou não, que serão integrados num dos 7 escalões disponíveis.

As «X Milhas do Guadiana» são organizadas pela Comissão Mista Desportiva constituída pelas Câmaras Municipais de VRSA, Castro Marim e Ayamonte, pelo Patronato Municipal de Desporto de Ayamonte, Grupo Desportivo Pic-Nic e Clube de Atletismo de Ayamonte.

A prova de atletismo «X Milhas do Guadiana» teve a sua primeira edição em 1992, numa organização conjunta dos Municípios de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha), tendo assinalado, à data, a construção da Ponte Internacional do Guadiana.